Dizem que a qualidade de vida das pessoas começa de dentro para fora. E é uma grande verdade. Aliás, no setor das construções, a lógica é exatamente a mesma. Não adianta o edifício ou a residência ter uma bela fachada se por dentro as instalações foram mal feitas, colocando em risco a segurança dos moradores.
No artigo de hoje vamos falar sobre as instalações hidráulicas, que têm por finalidade fazer a distribuição de água, em quantidade suficiente e sob pressão adequada, a todas as peças de utilização e aparelhos sanitários da edificação.
Ao fazer o projeto hidráulico é fundamental estar atento aos equipamentos, que precisam ser de qualidade comprovada.
Quais os tipos de tubos e conexões para instalações hidráulicas?
PVC:
Mais conhecido como PVC, o Policloreto de Vinila, é o material mais comum na maioria das tubulações de água fria no Brasil. Este material suporta até 25ºC e é de fácil manuseio.
Fique atento a este detalhe: na hora de manusear o PVC evite procedimentos inadequados, tanto na instalação quanto na soldagem de tubos e conexões. Os instaladores devem seguir corretamente o procedimento de soldagem a frio, jamais aquecendo o produto.
Conforme norma ABNT NBR 5626/20 para detectar vazamentos, o teste de estanqueidade – é o processo utilizado para checar se há ou não, a existência de um vazamento de gás na tubulação residencial ou comercial – deve ser feito 12 horas após as soldagens.
PPR ou PPCR:
O Polipropileno Copolímero Random – PPR, une tubo e conexão, através de termofusão, eliminando a necessidade de soldas, pasta, colas, evitando o risco de vazamentos. Suporta temperatura de até 80ºC e a mantém constante durante todo o percurso, sem a necessidade de revestimentos térmicos.
CPVC:
O Policloreto de Vinila Clorado possui características similares ao PVC, os tubos e conexões de CPVC são indicados para água quente e fria. As soldagens são realizadas a frio, por isso o sistema é mais prático e rápido em comparação ao cobre, tem baixa condutividade térmica e suporta temperatura de até 80ºC.
PEX:
Os tubos de Polietileno Reticulados Flexível – PEX são utilizados para o transporte de água quente ou fria. Eles possuem um formato parecido como uma mangueira de jardim e por ser maleável facilita a instalação, eliminando assim a necessidade da utilização de algumas conexões. Além disso, tem alta resistência térmica e suporta temperaturas de até 140ºC.
Uma grande vantagem é a sua flexibilidade, que facilita o acesso para eventuais manutenções, evitando quebras; tem vida útil prolongada (norma DIN estima mínimo de 50 anos) e o acoplamento entre tubo e conexão é feito por um equipamento que os une através de pressão.
Cobre:
Os tubos e conexões de cobre são considerados os mais duros na queda. Ou seja, eles são os que possuem mais vida útil, já que a durabilidade do material é superior a 50 anos. O cobre suporta temperaturas de até 1.100ºC, sendo o único indicado para caldeiras.
A instalação só pode ser feita por mão de obra especializada e o tubo necessita de isolamento térmico. A soldagem requer procedimentos adequados para este tipo de material. O cobre também tem a vantagem de não formar incrustações ao longo do tempo.
Sua obra merece instalações hidráulicas de alta qualidade e performance. Conheça toda nossa linha hidráulica no site. Gostou desse artigo? Continue com a gente e acompanhe todas as novidades do setor no Blog da Mocelin.
0 comentários