Sejamos sinceros. Nos momentos de tensão nem sempre conseguimos pensar em tudo, e, às vezes, manusear certos equipamentos de segurança se tornam tarefas complicadíssimas.
Na hora de um princípio de incêndio, por exemplo, já parou para pensar como se usa um extintor? Pois bem. É muito comum a gente acreditar que certas coisas nunca acontecem com nossa família ou amigos próximos. Mas saiba que é fundamental saber o que fazer em situações de risco para salvar a vida das pessoas e preservar o patrimônio.
No entanto, como muitas pessoas consideram uma tarefa difícil utilizar este equipamento de segurança obrigatório (o extintor convencional), uma empresa tailandesa criou o fire extinguishing ball, ou seja, a bola extintora.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NESSA INOVAÇÃO?
O QUE É A BOLA EXTINTORA?
Como o nome já diz, se trata de um produto em forma geométrica circular, igualzinho uma bola, que explode de forma automática quando é lançada ao fogo. Ela é tão segura, que assim que explode, também se apaga de forma imediata.
Sem dúvida, é um equipamento revolucionário que chegou ao mercado como uma alternativa para apagar incêndios, especialmente em fase inicial.
Continue conosco e entenda na prática como funciona a bola extintora.
BOLA EXTINTORA: COMO O PRODUTO FUNCIONA
Ao entrar em contato com o fogo, o produto reage e espalha o pó químico seco automaticamente. Na prática, quando a bola atinge uma certa temperatura, a explosão ocorre entre 3 à 5 segundos, abrangendo uma área de até 10 m2, dispersando produtos químicos em 360°C.
Sendo assim, é importante frisar que este produto é recomendado para apagar princípios de incêndios onde não haja pessoas por perto. Segundo as especificações, a bola extintora apaga o fogo das classes A, B e C, que são consideradas as mais comuns, representando 98% dos sinistros.
Confira quais são as classes citadas acima:
● Classe A: são os materiais sólidos combustíveis, como o tecido, o papel, o algodão, a madeira e a borracha;
● Classe B: são os materiais líquidos inflamáveis, como a gasolina, o óleo, o querosene, as graxas, as tintas e os álcoois;
● Classe C: são os equipamentos elétricos energizados, como os quadros de força, as máquinas elétricas e os transformadores.
QUANDO A BOLA EXTINTORA É RECOMENDADA
A bola extintora é indicada para a extinção de princípio de incêndios em:
● Servidores;
● Quadros De Energia;
● Máquinas;
● Disjuntores Elétricos;
● Painéis Elétricos;
● Geradores;
● Postos De Gasolina;
● Centro De Processamento De Dados;
● Depósitos;
● Escritórios;
● Lojas;
● Hotéis;
● Hospitais.
Porém, não se esqueça dessa informação: a bola extintora não substitui o extintor convencional. Ela é apenas mais um recurso importante no combate e prevenção de incêndios, mas é imprescindível que sua empresa esteja dentro das normas e regulamentações vigentes. Podemos dizer então, que a bola extintora é mais um recurso, mas não exclui o extintor convencional, ok?
PRINCIPAIS VANTAGENS DA BOLA EXTINTORA
Como dissemos no início deste artigo, grande parte das pessoas têm receio de usar o extintor tradicional, por isso, a bola extintora é uma excelente alternativa para evitar acidentes.
Em situações de estresse, algumas pessoas simplesmente travam, e não sabem como manusear o equipamento, tampouco conseguem lembrar das instruções. É justamente para estes momentos que a bola extintora foi criada.
Isso porque, para usar este produto específico não é necessário treinamento. A bola extintora é muito prática e simples. Além disso, é segura para os humanos e para o meio ambiente, pois é feita com materiais não tóxicos.
Outro grande benefício é que ela dura por um período de 5 anos e não há a necessidade de manutenção — diferentemente do que acontece com os extintores convencionais.
COMO ACIONAR A BOLA EXTINTORA?
É muito fácil. Confira nesse passo-a-passo como acionar a bola extintora na hora que você mais precisa. E fique atento, porque ela pode ser utilizada de duas maneiras.
- Você pode posicioná-la em áreas de alto risco ou simplesmente lançá-las sobre as chamas.
- A bola também funciona como um alarme de incêndio, pois provoca um barulho muito alto, evitando que pessoas se aproximem de determinado local.
DIMENSÕES DA BOLA EXTINTORA
Existem dois principais tamanhos da bola extintora disponíveis no mercado. São eles:
●Dimensão: 11 cm, peso líquido: 500 g e peso total: 650 g;
●Dimensão: 15 cm, peso líquido: 1,3 Kg e peso total: 1,6 Kg.
Se você nunca tinha ouvido falar na bola extintora, agora já sabe que existe mais um recurso altamente tecnológico e seguro no mercado para evitar acidentes. Quer saber mais sobre este equipamento de segurança? Entre em contato com nossa equipe e adquira a sua.
Mocelin: muito mais que extintores!
0 comentários