É lógico que você já sabe o que é um extintor de incêndio, não é verdade? Estes equipamentos móveis, constituídos por um cilindro, são instalados em locais estratégicos para preservar a segurança dos ambientes.
Sua principal função é auxiliar no combate às chamas, evitando danos maiores ao patrimônio e à segurança e integridade física das pessoas.
Mas você já parou para pensar como é feito esse equipamento? Com certeza, existe todo um processo e um grande trabalho de especialistas, para que tudo esteja dentro da legislação e das normas vigentes. Afinal, quando menos se espera, os extintores precisam estar aptos a funcionar da melhor maneira possível.
E para isso, é necessário que sejam fabricados seguindo regras específicas e dentro do mais alto padrão de qualidade no segmento de prevenção e combate a incêndios.
Quer saber mais sobre esse produto que está em praticamente todos os lugares? Nosso time de especialistas preparou um passo-a-passo sobre o assunto. Acompanhe no artigo e boa leitura.
Descubra como é feito os extintores de alta pressão e baixa pressão
Como já citamos acima, o extintor é um equipamento móvel. No entanto, seu principal objetivo é combater os princípios de incêndio, para isso, é imprescindível que esteja em excelentes condições e que atenda todas as normas de segurança.
Todos os modelos de extintores Mocelin atendem aos requisitos da portaria 218:2021 do Inmetro, que aprova o regulamento de avaliação da conformidade para a fabricação de extintores de incêndio.
O processo de fabricação de extintores segue uma linha de produção. A linha de produção dos extintores de alta pressão inicia-se por corte de tubo que segue um projeto certificado, esse processo pode ser de 4, 6 ou 10kg. Como os extintores de alta pressão não podem ter nenhum tipo de solda, eles são levados para a forja do cilindro. Depois do cilindro forjado, esse cilindro recebe seu primeiro furo. Logo após, é realizado os testes, primeiro realiza-se o volume hidráulico e a cubagem para que a punção no cilindro seja feita, logo após é feita a rosca e enfim o teste hidrostático. Para que esse cilindro esteja sem resíduos, ele é encaminhado para o jato de granalha e para a sua limpeza interna. A partir desse momento o cilindro já está moldado e pronto para ir para os preparativos finais. Ele é encaminhado para a pintura, serigrafia, colocação de válvula, envase de co2, teste de estanqueidade, selagem, lacre e embalagem final.
Já os extintores de baixa pressão recebem um processo diferente, sua linha de produção inicia-se em corte de chapa, punção da chapa contendo os registros descritos na ABNT NBR 15808. Depois de feito o “molde” na calandra, o cilindro recebe o ponteamento e suas respectivas soldas e acabamentos. Logo após a realização da montagem do cilindro, é feito o teste pneumático para verificar a existência de vazamentos e limpeza do cilindro. Após esse processo, é feito os preparativos finais. É encaminhado para a pintura, serigrafia, envase de produto químico especificado em projeto, colocação de válvula, colocação de componentes, torqueamento na morsa e pressurização. Por fim, é realizado o teste de estanqueidade, selagem, lacre e embalagem final.
Os extintores Mocelin são fabricados de acordo com a Norma ABNT NBR 15808, com as seguintes especificações técnicas:
Depois de tudo pronto e inspecionado, os extintores recebem um selo com os dados do fabricante. O processo é rigoroso e atende todas as normas para garantir a segurança dos usuários, entregando produtos de qualidade e em perfeitas condições.
Na Mocelin você encontra a linha completa de combate e prevenção contra incêndios. Confira no site todos os produtos. Quer saber mais? Continue no nosso blog e confira mais informações relevantes do segmento.
0 comentários