Saber como utilizar um extintor de incêndio pode fazer uma grande diferença quando o assunto é salvar vidas e evitar catástrofes. Entretanto, a maioria das pessoas não sabem como fazer isso: conhecem a sua importância e até mesmo a sua localização no prédio em que mora, mas não tem ideia de como ele realmente funciona.
O extintor tem um papel fundamental na hora de apagar um incêndio. Porém, para que isso aconteça, é fundamental que o operador seja bem treinado para utilizá-lo.
Você sabe como utilizar? Já precisou utilizar um? Venha conosco que apresentaremos informações muito importantes sobre essa temática!
O que você precisa saber antes de usar um extintor de incêndio?
Antes de aprender sobre como utilizar o extintor de incêndio, precisamos ter alguns cuidados. Veja o que você precisa saber antes de usá-lo:
Determine o tipo de fogo a ser apagado
Antes de utilizar um extintor de incêndio, é essencial ter a certeza de que ele é o mais adequado para o tipo de fogo a ser apagado. Isso precisa ser muito bem observado para que o fogo realmente seja contido — e não alimentado.
Você também pode gostar de ler: quais são os principais tipos de extintores?
Entenda como o extintor combate o fogo
O fogo é uma reação química que acontece de forma muito rápida entre o oxigênio e algum material combustível. Essa reação libera luz, calor, chamas e fumaça. Os extintores portáteis são responsáveis por aplicar um agente que desloca (remove) o oxigênio ou para a reação química por meio do resfriamento e abafamento.
Analise a qualidade dos extintores
Todos os extintores devem ser aprovados em laboratórios que são reconhecidos nacionalmente por meio de testes que dimensionam a sua capacidade de extinção e classes. A partir de um resultado satisfatório, os extintores são certificados e podem ser comercializados.
Para que o fogo aconteça, quatro elementos devem estar presentes, ao mesmo tempo
O fogo só acontece quando quatro componentes estão presentes de forma simultânea. São eles:
- oxigênio;
- calor;
- material combustível; e
- reação em cadeia.
Chame o corpo de bombeiros
É muito importante lembrar que antes de tomar qualquer ação contra o fogo, é preciso acionar o corpo de bombeiros. Eles são os principais responsáveis por deter o fogo e/ou averiguar se ele foi controlado de forma correta — confirmando que não haja quaisquer princípios de fogo.
Localize os extintores e as saídas de emergência
Sempre que você for em um restaurante, bar, evento (ou qualquer lugar novo, até mesmo no prédio em que o seu amigo mora, por exemplo), localize os extintores e as saídas de emergência. Isso pode salvar a sua vida, caso aconteça algum problema.
É preciso ter muita agilidade em pouco tempo
Você sabia que um extintor de incêndio tem cerca de 10 segundos de uso (isso se ele nunca foi utilizado)? Então, esteja ciente desse tempo antes de tentar conter o fogo.
Afinal, como manusear um extintor de incêndio da forma correta?
Agora que você conferiu alguns pontos importantes sobre os extintores, vamos conferir um passo a passo para manuseá-los? Venha conosco!
- Procure um extintor apropriado para a classe de incêndio a ser combatida;
- Segure sempre o extintor na posição vertical;
- Rompa o lacre;
- Retire a trava de segurança — ele estará localizado na lateral da válvula do extintor; basta colocar o dedo no anel da trava e o puxar para fora;
- Observe a posição do vento e fique a favor dele;
- Mantenha a distância ideal de 2 a 2,5 metros do fogo;
- Aponte o bocal do extintor com uma das mãos para a base das chamas e com a outra aperte o gatilho;
- Dirija o jato para a parte baixa do fogo, realizando movimentos como se estivesse “varrendo” o fogo;
- Use a mangueira de um lado para o outro para ter a certeza de que todas as chamas foram atingidas. Se o fogo aumentar, vá para trás. Se ele diminuir, você pode avançar lentamente;
- Ao apagar todo o fogo, confira se realmente as chamas foram completamente extintas.
E aí, você gostou de aprender como utilizar o extintor de incêndio? Este material foi útil para você? Se você se interessou por este conteúdo, aproveite e confira todos os materiais que criamos no nosso blog!
0 comentários