Dia 4 de maio se comemora o Dia Internacional do Bombeiro, uma das profissões mais importantes para a segurança social. São eles que tomam frente de acidentes que envolvem fogo e se dedicam à proteção das vidas e patrimônios públicos e privados.
Por isso, nossa homenagem a esse dia é um conteúdo completo falando da trajetória dos Bombeiros no Brasil e no mundo. Boa leitura.
História dos Bombeiros no mundo
A descoberta do fogo foi um dos maiores marcos históricos da humanidade e com ela o perigo iminente de acidentes e riscos à vida humana. O entendimento de que o combate ao fogo era necessário veio apenas na Antiga Roma, mas foi fundamental para a segurança da população. Nesse período surgiram os primeiros bombeiros, ainda sem a nomenclatura.
Eles receberam o nome de “Vigiles” (vigias) e tinham como propósito patrulhar as ruas para evitar qualquer princípio de incêndio. No entanto, não havia estrutura e nem tecnologia suficiente para combater incêndios de grandes portes, servindo apenas para atuar em pequenas ocorrências.
Esse problema se estendeu até o ano de 872, quando em Oxford, na Inglaterra, foi pensado no toque de alerta, que avisava os profissionais de focos de incêndio na cidade. Apesar de ser uma ação simples, auxiliou muito contra o fogo. Porém, viu-se a necessidade de aumentar a ação dos bombeiros após o grande incêndio de Londres, que começou em 2 de setembro de 1666 e se estendeu até o dia 5 de setembro do mesmo ano.
Outros acidentes semelhantes, como em 1679 em Boston, reforçaram a necessidade de uma equipe própria para o combate a incêndios e equipamentos de apoio como bombas de água. Foi a partir de 1715 que as corporações ganharam importância de fato e se espalharam pelos países europeus e Estados Unidos.
A profissionalização também era importante, tendo a primeira escola de bombeiros inaugurada em 1889, em Boston. Com o suporte técnico, os equipamentos também evoluíram, com uniformes resistentes e mangueiras de maior alcance.
História dos Bombeiros no Brasil
O primeiro registro de ações similares ao Corpo de Bombeiros no Brasil foi em 1856, quando D. Pedro II assinou um decreto para diminuição de focos de incêndio. Até então, o combate era feito pelos próprios moradores, com ajuda de amigos e familiares, que passavam baldes de água de mão em mão.
Com a tendência da criação de corporações apropriadas na Europa e Estados Unidos, o Brasil também caminhou para a criação de equipes que combatiam incêndios de todos os portes.
No entanto, a primeira escola superior de bombeiro foi aberta somente em 1964, em São Paulo. Até então, o treinamento era feito em conjunto com a polícia ou de forma voluntária.
Atualmente há requisitos para atuar na corporação, que se distingue por dois tipos de bombeiros, o civil e o militar, como veremos a seguir.
Tipos de Bombeiros
Engana-se quem acha que bombeiro é tudo igual. No Brasil há distinção entre civis e militares, com atuações diferentes com o mesmo objetivo, combater e prevenir incêndios.
Bombeiros Militares: fazem parte da segurança do Estado e disponíveis para atuação em prol da população em geral.
Bombeiros Civis: são profissionais particulares ou voluntários que atuam em estabelecimentos como prédios, shoppings, hospitais ou indústrias.
Como atuam os bombeiros
Além do combate a incêndios, os bombeiros são peças fundamentais na prevenção de fogo e socorro em acidentes. São responsáveis por inspecionar instalações particulares e privadas que tenham equipamentos de segurança como extintores, hidrantes, alarmes e detectores.
Sem o alvará dos bombeiros locais, o estabelecimento não pode funcionar e é passível de multa.
A importância dos bombeiros
Os profissionais que atuam como bombeiros estão ligados diretamente à segurança da população geral, tanto em ambientes particulares como públicos. São eles que atuam em incêndios, salvando vidas e preservando bens. Mas não somente nesses casos, como também em ações ambientais e acidentes.
Em toda a história da humanidade, foram eles que combateram grandes desastres, inclusive em problemas como desabamentos, ataques terroristas e acidentes de carro. Essa é apenas uma lista curta da importância dos bombeiros.
Por isso, a Mocelin quis fazer essa homenagem e escrever um pouco sobre o Dia Internacional dos Bombeiros, espalhando um pouco da história desses profissionais e da corporação que tanto ajuda a sociedade.
Gostou desse conteúdo? Leia mais sobre o setor no Blog da Mocelin.
Hoje dia 15 de julho eu estou iniciando meu curso como bombeiro e já me orgulhando dessa profissão tão importante e nobre para sociedade.
Viva os nobres guerreiros e guerreiras