Quando entramos em um estabelecimento, o simples fato de haver um extintor bem posicionado na parede já nos deixa mais tranquilos e seguros.
Isso acontece, porque o extintor de incêndio é um dos equipamentos mais importantes e estratégicos no combate às chamas.
A principal função é justamente auxiliar quando há um princípio de incêndio, evitando danos maiores ao patrimônio, além de proporcionar a integridade física das pessoas e ajudar a salvar vidas.
O extintor é um equipamento móvel, constituído por um cilindro. Eles são instalados em locais estratégicos para preservar a segurança dos ambientes.
Mas e quando não há um extintor por perto? Confira nesse artigo dicas para apagar incêndios caso o equipamento não esteja no lugar adequado ou até mesmo sem condições de uso.
Agentes extintores
Para apagar pequenos incêndios você pode usar areia ou terra. Mas nunca use água em um incêndio de óleo, por exemplo. Isso porque, a água irá evaporar e vai carregar ainda mais as partículas de gordura. Também não utilize água sobre um incêndio elétrico. A água conduz eletricidade e pode causar um choque fatal.
O ideal nesses casos é secar as mãos e desligar o disjuntor. Outro agente extintor é o bicarbonato de sódio. Em incêndios em gordura o produto é muito eficiente, porque quando evaporado, cria um vapor de dióxido de carbono, que desloca o oxigênio disponível.
Abafe o fogo
Em alguns casos, você vai precisar abafar o fogo para cortar o suprimento de oxigênio. Nas primeiras chamas, usar um grande cobertor, ou um tapete é uma boa opção para conter o incêndio. Mas é preciso agir rápido.
Em incêndios causados por gordura, uma alternativa é usar uma tampa de panela de metal para cobrir a gordura que ainda não pegou fogo. Não use vidro, porque o material pode explodir e causar outro acidente.
Atenção: jamais arraste um objeto que ainda esteja em chamas. Primeiro tente apagar o fogo, porque o fogo que ainda persiste no objeto pode se espalhar ao manuseá-lo.
Evite incêndios com prevenção
Para evitar acidentes, os estabelecimentos devem seguir as normas de segurança e de combate a incêndios, garantindo acesso a equipamentos e saídas de emergência, por exemplo.
Contudo, todos nós podemos contribuir para evitar ou reduzir as chances de um incêndio em casa ou no local de trabalho. Anote essas dicas:
- não sobrecarregue as tomadas elétricas;
- evite usar muitas tomadas para um circuito;
- substitua os aparelhos com fios desfiados;
- limpe a gordura que espirra nas bocas de fogão antes de reutilizá-lo;
- não coloque panos ou luvas perto das chamas ou de fontes de calor.
0 comentários