A legislação que determina o uso do extintor automotivo já foi revista e modificada diversas vezes. Para você ter uma ideia, em 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) derrubou a lei que obrigava os automóveis a terem um extintor. Portanto, atualmente, ele não é obrigatório para carros comuns de passeio — como camionetas, caminhonetes, triciclos de cabine fechada e automóveis em geral.
Sendo assim, ele é obrigatório apenas para veículos comerciais de transporte coletivo de passageiros, ônibus e caminhões, e os de transporte de produtos inflamáveis (líquidos e gasosos).
Além disso, vale ressaltar que o extintor tem um papel muito importante para a segurança do trânsito. Vamos entender mais sobre o assunto? Venha conosco e entenda tudo sobre o assunto.
Quais são os principais motivos pelos quais o carro pode pegar fogo?
Existem diversos motivos pelos quais um veículo pode pegar foto. Entenda, a seguir, quais são os principais:
- adaptações no sistema de alimentação: elas podem comprometer o automóvel, então, não use kits de vapor de combustível ou outro atributo que possa economizar gasolina, pois eles não apresentam segurança comprovada;
- pane elétrica: ela é um dos principais motivos desses acidentes. Portanto, compre sempre uma bateria de qualidade;
- mangueiras ressecadas: geralmente esse problema acontece em carros mais antigos ou com mais de quinze anos de uso;
- fios descascados: os fios com conexões aparentes e descascados também podem fazer o automóvel pegar fogo.
Qual é o melhor extintor automotivo?
Até o ano de 2015 o extintor automotivo recomendado era o BC. Este tipo de extintor combate incêndios:
- categoria B: líquidos inflamáveis (como a gasolina, o diesel e o álcool);
- categoria C: materiais elétricos energizados (como fiação do carro, bateria, alternador etc).
Entretanto, esse tipo de extintor (BC) não tem eficácia em materiais sólidos. Então, atualmente, os extintores mais indicados são os da classe ABC, pois ele abrange um leque maior de incêndios.
Afinal, com ele é possível, além dos materiais citados anteriormente, combater incêndios em materiais sólidos como tecido, papel, borracha e madeira. Sendo assim, ele abafa o fogo, interrompendo a cadeia de combustão. Além disso, ele não conduz eletricidade.
Você também pode gostar de ler: entenda tudo sobre o extintor de incêndio ABC.
Por que o extintor automotivo deixou de ser obrigatório?
O extintor automotivo deixou de ser obrigatório por diversos motivos. Dentre eles, porque a maioria dos veículos tem recursos muito tecnológicos e inovadores que podem proteger os condutores e passageiros em algumas situações — como o corte automático do combustível em caso de acidentes.
Outro critério a ser observado é que a maioria das pessoas não sabe utilizar o equipamento em estados de emergências, podendo, inclusive, agravar a situação. Porém, não podemos deixar de lembrar que extintor é uma segurança a mais para o carro.
Qual é a importância do extintor automotivo?
É preciso entender que, mesmo que o extintor automotivo não seja obrigatório, ele é extremamente recomendado porque é muito importante. Afinal, pode ajudar a proteger a integridade física, tanto dos condutores quanto dos passageiros, caso haja algum contratempo.
Portanto, fique atento às atualizações da lei, pois elas podem mudar a qualquer momento. Por hora, para não errar, mantenha sempre um extintor ABC no veículo (em perfeitas condições de uso, é claro) para viajar tranquilo.
De quanto em quanto tempo a troca deve ser realizada?
É preciso ter muita atenção com relação à validade do extintor automotivo. Dessa maneira, assim como a manutenção do carro precisa estar sempre em dia, mantenha uma rotina para conferir se ele está em ótimo estado e dentro da validade.
O extintor automotivo ABC tem a validade de cinco anos. No entanto, é sempre necessário realizar a troca do equipamento caso ele seja utilizado ou não esteja em boas condições.
Como usar o extintor automotivo?
Saber como manusear o extintor automotivo é essencial para evitar acidentes. Dessa maneira, em casos de urgência, você não terá dificuldades em utilizá-lo. Veja algumas dicas:
- desligue o veículo;
- evite abrir o capô de forma brusca para que as chamas não aumentem rapidamente;
- mantenha-se o mais longe possível das chamas;
- utilize o extintor em movimentos de “vai e vem”;
- utilize todo o conteúdo do extintor (ele não poderá ser reutilizado);
- utilize o extintor somente se as chamas estiverem ainda no início ou relativamente pequenas;
- chame os bombeiros em casos de emergências.
Você gostou de aprender mais sobre qual é o melhor extintor automotivo para o seu carro? Se sim, aproveite para conferir os modelos fabricados e comercializados pelos Extintores Mocelin.
0 comentários