Cada extintor de incêndio tem uma determinada aplicação, ou seja, um tipo de fogo que deve combater. É muito comum as pessoas conhecerem bem a categoria ABC, pois, ele é um dos formatos mais utilizados nos prédios. Mas, para que serve o extintor de espuma mecânica?
Antes de darmos a resposta, precisamos ressaltar que, identificar a causa do incêndio é fundamental para entender qual é o melhor tipo de extintor a ser utilizado. Assim, é possível combater o fogo de uma forma eficaz e evita problemas e catástrofes.
Venha conosco e entenda mais sobre o extintor de espuma mecânica! Vamos lá?
Veja quais são as classes de incêndio
Antes de falarmos sobre o extintor de espuma mecânica, vamos relembrar que existem diversas classes de incêndio. São elas:
- Classe A: madeira, borracha, tecido, papel, algodão; o incêndio ocorre em materiais sólidos combustíveis que deixam resíduos (cinzas);
- Classe B: gases combustíveis, graxas, gasolina, álcool, tintas, querosene; o incêndio acontece em superfície e não deixa resíduo;
- Classe C: quadros de força, transformadores, geradores, computadores; o incêndio acontece em todos os equipamentos elétricos energizados;
- Classe D: magnésio, selênio, lítio, potássio, zinco, urânio, zircônio, dentre outros; o incêndio se propaga por meio de uma reação em cadeira durante a combustão;
- Classe K: óleo, banha e gordura de cozinha; o incêndio geralmente acontece em cozinhas residenciais, comerciais e industriais.
Quais são os tipos de extintores
Existem quatro principais tipos de extintores. São eles:
- pó químico seco: utilizados em incêndios de classe B, mas também pode ser utilizado nas classes A e C;
- gás carbônico: indicado para incêndios de classe C, mas também pode ser utilizado nas classes A e B;
- água: indicado para a classe A;
- espuma mecânica: indicado para incêndios da classe A e B.
Entenda como funciona o extintor de espuma mecânica
O extintor de espuma mecânica é utilizado para eliminar o fogo por meio do abafamento. Isso significa que a espuma funciona como uma espécie de “cobertor” e resfria as superfícies (por meio da água).
Ele é composto por uma mistura de Líquido Gerador de Espuma (LGE) e água. Dessa maneira, a espuma é o resultado do batimento da água com o LGE (podemos relacionar o processo como um detergente líquido concentrado), pois a espuma é composta por bolhas de ar.
Vale ressaltar que o LGE foi aperfeiçoado com o passar do tempo. Antigamente, ele funcionava de uma maneira química e era produzido com proteína animal. Entretanto, o LGE que é utilizado hoje é muito melhor, melhora a atuação em incêndios com derramamento de líquidos e combate ao fogo de uma forma mais rápida e eficaz.
Confira quais são as vantagens do uso do extintor de espuma mecânica
O extintor de incêndio de espuma mecânica confina o incêndio, ou seja, ele faz com que o mesmo seja extinto por partes, reduzindo a área em chamas e ainda mantém uma ótima proteção.
Além disso, o extintor de espuma mecânica é ótimo para contornar os obstáculos, uma vez que tem boa fluidez. Outra vantagem é que ele tem pelo menos 94% de água, então, resfria a superfície e os sólidos que estão próximos à área em chamas.
Saiba como utilizar o extintor de espuma mecânica da forma correta
Qualquer pessoa com alguma noção de manuseio de extintores pode utilizar o de espuma mecânica. No entanto, precisamos ressaltar que é preciso ter a certeza quanto ao tipo de fogo, sabendo identificar o extintor correto para cada ocasião.
Caso positivo, veja como utilizar o extintor de incêndio da forma correta:
- leve o extintor próximo ao fogo;
- puxe a trava de segurança da válvula (até romper o lacre plástico);
- segure firmemente na extremidade da mangueira;
- acione o gatilho da válvula;
- direcione o jato na base do fogo.
Lembre-se de realizar movimentos como se estivesse “varrendo” o fogo e mantenha sempre uma distância segura (pelo menos 2 metros de distância).
Você gostou de conhecer mais sobre o extintor de incêndio de espuma mecânica? Se sim, confira a importância dos extintores de incêndio.
0 comentários