Infelizmente, acidentes podem acontecer na nossa casa, como roubos, furtos, alagamentos, curto-circuito e incêndios. Eles trazem, além de prejuízos materiais e dores de cabeça, danos irreversíveis. Por isso, apostar em medidas preventivas, como um extintor de incêndio residencial, é fundamental.
Inclusive, uma das principais ocorrências de acidentes domésticos são os incêndios, que podem acontecer por inúmeros motivos. Eles afetam a estrutura física da casa, pois causam uma reação em cadeia, destruindo tudo o que vier pela frente.
Então, uma ideia interessante para evitar esse tipo de problema é apostar no extintor de incêndio residencial. Ainda está em dúvidas? Então, venha conosco e confira os principais motivos pelos quais você deve apostar nesse recurso, além de aprender como evitar acidentes. Vamos lá?
Por que ter um extintor de incêndio residencial?
Apostar em um extintor de incêndio residencial é importante porque, se um incêndio acontecer, a residência estará bem equipada. Para isso, é preciso aprender a utilizar o extintor para não ter dificuldades em momentos em que é preciso ser rápido e certeiro.
Como prevenir incêndios em residências?
Confira algumas dicas importantes para prevenir incêndios em residências. Vamos lá?
Não deixe cortinas e tapetes perto de fios elétricos
Se um curto-circuito acontecer e ao redor tiver materiais inflamáveis (como cortinas e tapetes), o incêndio vai se espalhar com mais facilidade. Portanto, evite deixar as cortinas compridas e os tapetes perto das fiações.
Faça um check-up na parte elétrica
A rede elétrica da residência precisa estar sempre em perfeitas condições. Portanto, não deixe de fazer um check-up, para ter a certeza de que não há nenhum fio danificado ou se a rede está sobrecarregada.
Acenda velas somente com supervisão
Muitas pessoas gostam de acender velas e as deixam queimando durante a noite ou quando saem de casa. Jamais faça isso! Ao acender uma vela, deixe-a sempre longe de materiais que possam pegar fogo e, mesmo assim, supervisione-a durante a queima.
Lembre-se de desligar todos os eletrodomésticos após o uso
Ter uma rotina de desligar sempre todos os eletrodomésticos e eletroeletrônicos depois do uso (seja uma jarra, chaleira, ferro, microondas, televisão, dentre outros) é importante, pois grande parte deles tem grande potencial para causar incêndios. Além disso, mantenha todos eles longe do alcance de crianças.
Tenha cuidado com as bitucas de cigarro
As bitucas de cigarro mal apagadas podem causar um grande estrago na residência. Então, apague sempre o cigarro por completo em um cinzeiro adequado ou em uma caixinha de areia e tenha a certeza de que ele está bem apagado.
Confira se os extintores da residência estão dentro da validade
É importante que o extintor de incêndio residencial esteja dentro da validade e, é claro, em ótimas condições de uso. Além disso, é importante saber: existem diversos tipos de extintores para cada tipo de incêndio. Então, escolha o mais adequado para a sua residência.
Você gostou de aprender mais sobre o extintor de incêndio residencial? Se sim, aproveite para ler também: quais são os principais cuidados com o extintor de incêndio. Boa leitura!
0 comentários