Um dos equipamentos mais versáteis no combate a incêndio são os extintores de pó químico.
Estes produtos, imprescindíveis na segurança de pessoas e patrimônios, estão presentes em diversos projetos, afinal, o extintor combate diferentes classes de fogo, e, de maneira geral, são fáceis de manusear em situações de emergência.
Mas você já deve ter ouvido falar que existe diferença entre os pós químicos que compõem os extintores. E sim, isso é verdade. No artigo de hoje você vai entender porque essa diferença é importante e como ela acontece na prática.
O que é um extintor de pó químico
O extintor de pó químico é composto por partículas de um pó bem fino. Graças ao tratamento que recebe é resistente à umidade e não empedra. Sem dúvidas, este equipamento é o mais versátil do mercado entre os modelos de extintores.
Conheça os tipos de pó químico
- Pó químico BC
Este é o tipo mais comum. O principal produto químico utilizado é o Bicarbonato de Sódio, que possui coloração branca. O produto combate incêndios de classes B e C.
- Pó químico ABC
Já nesse modelo o principal produto Químico usado é o Fosfato Monoamônico (MAP). A coloração do pó ABC é amarela e pode ser utilizada nas classes de incêndio A, B e C. Geralmente, este equipamento é encontrado nos veículos. Ele é o extintor oficial dos veículos automotores, e é altamente eficiente para incêndios causados por combustível, pane elétrica, entre outros.
Saiba a diferença entre os extintores ABC e BC
Como citamos acima, a principal diferença do extintor BC para o ABC está em sua composição. O BC usa bicarbonato de sódio como principal agente, enquanto os extintores ABC usam monofosfato de amônio e seus derivados.
Mas há outros pontos importantes. O BC é apenas indicado para os incêndios classe B (causados por materiais inflamáveis) e classe C (incêndios causados por equipamentos elétricos), já o ABC, além desses, engloba os incêndios classe A (em materiais sólidos).
Por isso, antes de definir qual extintor comprar, é preciso conhecer as características e quais riscos cada material estará exposto. Por exemplo: se no local há muitos equipamentos elétricos, além de líquidos inflamáveis, vale a pena optar pelo extintor BC, já se é um espaço com grande concentração de madeira, o melhor seria optar pelo extintor ABC.
Contudo, vale lembrar que essa verificação é feita pela inspeção que libera o Alvará do Corpo de Bombeiros. Ou seja, são os especialistas na área de segurança que irão indicar quais os tipos de extintores mais eficazes para proteção da sua edificação.
De qualquer maneira, conhecimento nunca é demais. E quando se trata de segurança para sua vida e do seu patrimônio, todo cuidado importa.
0 comentários