Seu extintor está instalado de forma correta? Parece algo simples, mas a instalação deste importante equipamento de prevenção e combate a incêndio, faz toda diferença. Segundo as normas técnicas, os extintores portáteis precisam estar fixados em paredes e colunas, sendo necessário ainda observar a distância entre um produto e outro.
Nesse artigo, você vai entender que o local onde o produto é fixado proporciona mais segurança e eficiência na hora do uso. Além disso, vamos falar também sobre a importância dos abrigos e suportes, locais onde ficam armazenados e protegido os extintores. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.
Qual altura o extintor deve ser instalado?
Antes de saber a altura correta, precisa lembrar de um ponto relevante. Os extintores precisam estar em local de fácil acesso e visibilidade. E o motivo é óbvio, não é mesmo. Em uma emergência, quanto antes as pessoas e profissionais treinados tiverem acesso aos equipamentos, mais rápido será possível conter as chamas.
Por isso, a norma é clara: se instala o extintor em local onde haja melhor probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. Sendo assim, o extintor tem que estar fixado em um local sem obstrução de passagem, com facilidade de entrada e saída.
Bom, respondida essa questão, vamos à altura do extintor. De acordo com a norma técnica, para extintores portáteis fixados em paredes e colunas, a posição da alça de manuseio não deve passar de 1,60m do piso acabado.
Extintor no chão: confira o que diz a norma:
- A parte inferior deve guardar distância de, no mínimo, 0,20 m do piso acabado.
- Os extintores portáteis não devem ficar em contato direto com o piso.
Na prática, funciona da seguinte maneira. É preciso guardar distância de, no mínimo, 0,20m, bem como, os extintores também não podem ficar em contato direto com o chão. É aí que entra em cena um item de grande relevância: os suportes e abrigos.
Abrigo de extintor: proteção e instalação correta
Estes equipamentos são fundamentais e formam o conjunto completo de prevenção e combate a incêndio junto dos extintores. Os abrigos Mocelin são fabricados em resina de poliéster com resistência a Raios UV e retardante à chama, ampla estabilidade térmica, impermeável, borrachas de vedação em EPDM, pintura em poliuretano na cor vermelha.
Este produto é ideal para escritórios, almoxarifados, laboratórios, hospitais, farmácias, depósitos, academias, supermercados, vestiários, fábricas de ração, frigoríficos, entre outros ambientes.
O produto é usado em estabelecimentos comerciais que precisam de resistência a umidade, corrosão, chama, ferrugem, resistência a impacto dentre outras.
Confira no link a linha completa MOCELIN de abrigos para extintores https://bit.ly/3X40Y07
Sobre o suporte para o extintor
É importante deixar um “respiro” de pelo menos 10 cm entre o chão e o suporte. Além disso, também é necessário que o local seja demarcado com adesivo, tinta ou com um tapete. Assim, a passagem ficará livre, sem obstruções. Quer ter acesso também a nossa linha de suportes? Clique e escolha o modelo mais adequado para sua instalação https://bit.ly/3G5O3o0
Abrigo para hidrantes: quais os benefícios?
Sem dúvida, o hidrante é um equipamento de extrema relevância na segurança das pessoas e de seus patrimônios. Por isso, além de obrigatório, o abrigo é indispensável para que o hidrante conserve suas funcionalidades e fique armazenado de maneira correta e segura.
Confira os tipos de abrigo:
- Abrigo para hidrante de embutir (aço carbono)
- Abrigo para hidrante de pendurar (aço carbono)
- Abrigo para hidrante externo tipo jardim (aço carbono)
- Abrigo para hidrante com pingadeira (aço carbono)
- Abrigo para hidrante de pendurar (fibra de vidro)
Curiosidades
EXTINTOR NA ESCADA?
NÃO. A norma é clara. Não pode instalar extintor em escadas, apenas em locais com fácil acesso como exige a norma ABNT 12.693. Até porque, as escadas são usadas como saídas de emergência,
Veja o que diz as regras de sinalização de extintores:
Sinalização em paredes: Para sinalização de paredes, é recomendado a utilização de indicadores vermelhos com bordas amarelas situados acima dos extintores. Na faixa vermelha da sinalização, deve constar, no mínimo, a letra “E” na cor branca
Sinalização em colunas: A sinalização de coluna deve aparecer em todo o seu contorno, recomendando-se utilização de setas, círculos ou faixas vermelhas com bordas amarelas, situados acima dos extintores e que na parte vermelha da sinalização conste a letra “E” na cor branca, em cada uma de suas faces.
Sinalização nas áreas industriais e depósitos: deve ser pintada de vermelho, com bordas amarelas, uma área de piso sob o extintor, de modo a evitar que seu acesso seja obstruído. Esta área deve ter, no mínimo, as seguintes dimensões: a) área pintada de vermelho: 0,70 m x 0,70 m; b) bordas amarelas: 0,15 m de largura.
Para finalizar, é preciso ressaltar que o uso correto dos equipamentos melhora o seu manuseio e, consequentemente, as chances de conter um princípio de incêndio. Os produtos Mocelin são fabricados seguindo todas as regras da legislação e nossos técnicos são treinados para tirar todas as suas dúvidas na hora da instalação.
Quer saber mais? Confira toda a linha de equipamentos para combate a incêndios da Mocelin. Acesse o site e verifique mais informações.
0 comentários