Se você tem o sonho de se tornar um empreendedor e conquistar a independência financeira, saiba que investir em uma franquia é uma ótima estratégia. Afinal, trata-se de um modelo de negócio já testado e comprovado no mercado. Assim, as chances de crescimento e sucesso são muito maiores.
Este cenário fica ainda mais interessante quando o investimento é feito em uma cidade pequena. Isso porque, você estimula o comércio local, fazendo a economia girar, e garante, assim, ótimas oportunidades de negócio.
Venha conosco e entenda quais são as principais vantagens de investir em franquias em cidades pequenas. Vamos lá?
Menor investimento
O custo de vida em uma cidade grande costuma ser bem mais expressivo. Afinal, o vestuário, a alimentação, a mão de obra e o lazer são muito mais caros ao compará-los com as cidades pequenas.
Por conta disso, saiba que investir em uma franquia em cidade pequena se torna uma alternativa mais viável. Assim, o custo das despesas, como o aluguel, luz, telefone, transporte, mão de obra (dentre outros) são muito mais baixos do que em uma capital, por exemplo. Além disso, o retorno sobre o investimento (ROI) costuma ser rápido.
Baixa concorrência
A concorrência em uma cidade grande costuma ser muito agressiva. Por isso, uma franquia em cidades pequenas proporciona um número de concorrentes muito menor.
Em uma cidade menor, muito provavelmente, você vai contar com a exclusividade territorial, principalmente se o nicho mercadológico for menos disputado. Além disso, dependendo do segmento da empresa, é muito provável que não haja nenhuma outra marca aberta naquela região.
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Relacionamento próximo com os clientes
Em uma cidade pequena, todo mundo se conhece, certo? Isso significa que as pessoas naquela região são mais próximas e isso permite criar relacionamentos duradouros e de confiança com mais facilidade do que em uma metrópole.
Ou seja, o cliente vai até à franquia, efetua uma compra e tem uma experiência positiva. Chega em casa, conta para a família. No trabalho, relata aos colegas. Nos eventos sociais, conta aos amigos. Dessa forma, ele ajuda a divulgar o negócio e isso faz com que você conquiste novos clientes.
Isso é uma grande vantagem, pois, se você realizar um excelente trabalho, oferecendo soluções personalizadas, atendendo às necessidades dos clientes e investindo em um excelente atendimento e suporte, certamente o trabalho será reconhecido por todos naquela região.
Aliás, sabemos da importância dos relacionamentos com o cliente para qualquer empresa. Afinal, o consumidor é o bem mais precioso que a franquia pode ter. Portanto, crie ótimas estratégias de relacionamentos, é um dos principais segredos para a marca se destacar — principalmente nas cidades pequenas.
Baixa rotatividade de colaboradores
Um dos grandes desafios que as empresas têm é manter os colaboradores engajados. Normalmente, eles estão felizes e empolgados nos primeiros meses e depois começam a produzir menos (o que é muito prejudicial ao seu negócio). Por isso, saiba que a taxa de rotatividade é um indicador que merece a atenção.
Afinal, pense bem: você perde tempo selecionando currículos, fazendo entrevistas, contratando, treinando, motivando e, de uma hora para a outra, o funcionário recebe uma nova oportunidade e simplesmente sai da empresa.
Os custos com a rescisão de contrato, assim como o tempo perdido para encontrar uma nova pessoa para ocupar o lugar são bem expansivos e desgastantes.
Na cidade pequena, isso pode ser diferente: ao apostar em um ótimo relacionamento com o colaborador, mantendo um contato próximo e oferecendo boas condições trabalhistas, fica mais fácil envolvê-lo na causa. Dessa forma, as chances dele trabalhar para a franquia por anos serão muito maiores.
Você gostou de aprender mais sobre as franquias em cidades pequenas? Se sim, aproveite e complemente o estudo sobre o assunto conferindo também: qual é a melhor franquia para investir com retorno a curto prazo? Boa leitura!
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