As pessoas têm o costume de achar que as fatalidades e as tragédias só acontecem com os outros.
Mas a realidade é que, quando menos se espera, sua família e seu patrimônio podem sofrer as consequências graves de acidentes, especialmente de incêndios.
De repente, de uma hora para outra, quem passa pelo problema tem que lidar com as perdas do patrimônio e pior ainda, com o abalo físico e emocional. Nas residências, todo cuidado é pouco para evitar sinistros, por isso, é preciso estar atento às manutenções elétricas, bem como ter precaução com as tarefas do dia a dia.
Antes de prosseguir com o nosso conteúdo, saiba quais são as principais causas de incêndios residenciais:
- Distração na cozinha.
- Vazamento de gás.
- Sistema Elétrico.
- Aparelhos eletrônicos.
- Inflamáveis e chamas.
Nas residências, os curtos-circuitos são os grandes responsáveis pelos incêndios. Estes problemas ocorrem devido às más instalações elétricas, fiação antiga ou sobrecarga.
Outro problema são os equipamentos superaquecidos, como panelas, secadores de cabelo, ferro de passar roupa, etc. Para evitar que os incêndios ocorram é fundamental estar com a manutenção dos aparelhos e fiações elétricas em dia, e sempre que notar qualquer problema, chamar um eletricista.
Inflamáveis e chamas: todo cuidado é pouco
Velas, isqueiros, fósforos, entre outros, podem ocasionar incêndios residenciais. Até a chama do fogão que esquecemos acessa, pode ser o estopim para um grande problema.
Sendo assim, o recado é óbvio: evite deixar esses produtos próximos das crianças e não se descuide na hora de preparar os alimentos na cozinha. Como nossos avós já diziam: não se deve brincar com fogo.
Os vazamentos de gás também são comuns dentro das cozinhas domésticas. Quando não instalados corretamente, é possível ocorrer explosões e incêndios. Lembre-se que o gás é altamente inflamável, e quando entra em contato com qualquer fonte de eletricidade gera uma combustão instantânea.
Para evitar acidentes deste tipo, tome os seguintes cuidados:
- mantenha o botijão longe de correntes elétricas;
- escolha ambientes arejados para fazer a instalação;
- tenha cuidado para que não haja vazamento;
- compre o produto de distribuidoras credenciadas.
Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos
Estes aparelhos costumam gerar grande descarga elétrica, por isso, precisam ser utilizados de forma responsável. O principal é evitar a sobrecarga de aparelhos ligados ao mesmo tempo na rede elétrica da residência.
Outro item que causa muitos incêndios é o ferro de passar roupa. Ele não pode ser esquecido jamais na tomada após o uso. Sempre lembre de desligá-lo. Outro produto que também tem grande potencial é o micro-ondas. Utilize o aparelho da forma correta, para evitar superaquecimento.
Também tenha cuidado durante temporais. É recomendado retirar os aparelhos eletrônicos da tomada durante a incidência de raios.
Quando protegemos a nossa residência, protegemos a nós mesmos e quem amamos. Não coloque a segurança da sua família em risco. Faça manutenção nos equipamentos e siga as recomendações para prevenir os acidentes.
0 comentários