A luz de emergência é uma questão de segurança, pois, tem a missão de iluminar os ambientes em casos de falta ou queda de energia.
Você se interessa por este assunto? Se sim, vamos entender mais sobre a luz de emergência? Continue conosco e aprenda tudo sobre a temática.
O que é a luz de emergência?
As luzes de emergência são itens de segurança muito conhecidos e utilizados em prédios e instalações comerciais. Elas são instaladas, principalmente, nas escadas, nos corredores e nas rotas de fuga, facilitando assim, a passagem e a evacuação dos locais.
Como funciona a luz de emergência?
A luz de emergência pode ser de luz fluorescente ou de LED. Além disso, a mesma possui bateria interna recarregável. Sendo assim, o sistema de iluminação é acionado de forma automática quando há falta de energia elétrica.
A luz de emergência funciona sempre que há falta de energia?
Sim, desde que esteja carregada. Dessa forma, é preciso ter alguns cuidados para que ela acenda quando for necessário.
Bateria carregada
É importante que a bateria esteja carregada. Deve-se conferir também se ela não foi consumida durante o período em que a luminária estava conectada na tomada e apagada. Já para fazer o carregamento da mesma. É necessário colocar no modo “desligado” e isso pode demorar até 48 horas para carregar completamente.
Durabilidade da luz de emergência
O tempo de duração da carga da bateria pode variar de acordo com a marca e o modelo que o usuário escolhe. Alguns equipamentos podem durar até 10 horas.
Essas informações você também pode encontrar no manual de instruções do fabricante.
As luzes de emergência são obrigatórias?
Conforme as normas do Corpo de Bombeiros, as luzes de emergência são obrigatórias para condomínios residenciais e espaços públicos como lojas, teatros, hotéis, escolas, shoppings, cinemas, dentre outros. Nesses casos, elas precisam ser instaladas nos elevadores, escadas e quaisquer ambientes que tenha fluxo de pessoas.
Por que é importante contratar uma empresa especializada para a instalação das luminárias de emergência?
Contratar uma empresa especializada e habilitada na instalação e, que forneça assistência técnica é muito importante para garantir que elas funcionem corretamente.
Além disso, as empresas especializadas estão muito familiarizadas com todas as normas. Sendo assim, indicarão o melhor projeto de iluminação e sinalização de emergência, garantindo a segurança e que atenda todas as normas vigentes relacionadas ao assunto.
Como escolher a melhor luz de emergência?
Existem diversos modelos e formatos de luz de emergência. Para escolher o melhor, considere-se a medida dos espaços cobertos para conferir qual é a potência mais indicada. Irá depender também do tamanho do local e do fluxo de pessoas — isso é determinante para conferir se o equipamento pode ser mais simples ou precisa ser mais potente.
Outro aspecto que é considerado na hora da elaboração de um projeto de iluminação de emergência é a intensidade da iluminação. Ela depende da quantidade de lúmen ou do fluxo luminoso por metro quadrado (lux).
Vale ressaltar que é necessário atender uma série de requisitos presentes na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) nº 10.898 referente ao Sistema de iluminação de emergência.
Luz de emergência podem servir de luminária portátil
Além de ser instalada, a luz de emergência pode servir também como luminária portátil. Após ser carregada completamente, é possível se levada para qualquer lugar ao qual seja necessário de iluminação, desde pescarias e acampamentos até a utilização na própria casa quando houver queda de energia.
A importância da manutenção da iluminação de emergência
A manutenção periódica da luz de emergência é de extrema importância para que não haja falhas quando for preciso utilizá-la. O suporte deve ser realizado de forma periódica, sendo o recomendado a cada 90 dias, e quando necessário, as mesmas precisam ser substituídas.
Um dos principais pontos que é preciso ser considerado na hora da manutenção é que, se a luz não foi utilizada nesse período, o recomendado é que seja retirada da tomada para que ela acenda e descarregue a bateria completamente. Em seguida pode ser religada normalmente.
Gostou de aprender mais sobre a luz de emergência? Se sim, que tal complementar o seu estudo conferindo também: iluminação de emergência: qual a diferença de Lúmens e Watts?
Boa tarde Engesystem, favor entrar em contato com o nosso SAC. (46) 3534-8013
Desliguei a luz de emergência da minha casa e elas continuaram acessas por mais de 24 hs