Você pode nunca ter precisado usar uma mangueira de incêndio, mas, com certeza, já viu uma bem de perto no seu condomínio ou em outras edificações.
Segundo a norma NBR 11861, da ABNT, que regulamenta requisitos e métodos de ensaio da mangueira, este é um equipamento de combate a incêndio, feito essencialmente por um duto flexível dotado de ligações.
Na prática, cada mangueira possui diâmetro, forma e tamanho diferentes. Isso porque, cada equipamento se enquadra melhor para cada tipo de obra.
As mangueiras são feitas 100% em fio poliéster de alta tenacidade, tecimento diagonal na cor branca com tubo interno de borracha sintética e acoplada em suas extremidades por uniões de engate rápido storz. O tubo interno é feito de borracha e o revestimento é em trama de nylon resistente.
O produto possui em suas extremidades marcações com nome/marca do fabricante, número desta norma, tipo da mangueira, mês e ano da fabricação. Marcação em caracteres de 25mm de altura, iniciando a distância de 0,5m a 1,4m de cada extremidade da mangueira.
Como é feita a inspeção das mangueiras?
Toda mangueira, quando em uso, deve ser inspecionada a cada três meses e ensaiada, hidrostaticamente a cada 12 meses, conforme a norma NBR 12779:2019. Estes serviços devem ser realizados por profissional ou na empresa especializada.
O ensaio hidrostático em mangueira de incêndio deve ser executado utilizando-se equipamento apropriado.
Após o ensaio hidrostático, a mangueira deve retornar, preferencialmente, para o mesmo hidrante ou abrigo em que se encontrava antes do ensaio.
Qual o procedimento de fabricação das mangueiras?
O processo de fabricação das mangueiras de incêndio segue as etapas a seguir: serigrafia, empate, teste hidrostático, secagem e embalagem.
Inicialmente a mangueira é cortada e serigrafada. Logo após, entra para o processo de empatação. A mangueira empatada finalmente é testada, seca e embalada. O processo de fabricação da mangueira é inspecionado de acordo com o que entra, o que gera e o que inspeciona.
Existem procedimentos a serem executados em casos de não conformidade. O operador registra os processos e identifica, preserva, movimenta e embala as mangueiras conforme especificado em projeto e treinamento.
Tipos de mangueira de hidrante fabricadas pela Mocelin. Confira abaixo:
Tipo 1 1.1/2:
Aplicação destinada a edifícios comerciais, industriais ou corpo de bombeiros, onde a pressão de trabalho não ultrapasse a 10 kgf/cm².
PRESSÃO DE TRABALHO: (10 kgf/cm²).
PRESSÃO DE TESTE (21 kgf/cm²) – PRESSÃO DE RUPTURA (+35 kgf/cm²).
Tipo 2 1.1/2:
Aplicação destinada a edifícios comerciais, industriais ou corpo de bombeiros, onde a pressão de trabalho não ultrapasse a 14 kgf/cm².
PRESSÃO DE TRABALHO: (14 kgf/cm²).
PRESSÃO DE TESTE (28 kgf/cm²) – PRESSÃO DE RUPTURA (+42 kgf/cm²).
Tipo 2 2.1/2:
Aplicação destinada a edifícios comerciais, industriais ou corpo de bombeiros, onde a pressão de trabalho não ultrapasse a 14 kgf/cm².
PRESSÃO DE TRABALHO: (14 kgf/cm²).
PRESSÃO DE TESTE (28 kgf/cm²) – PRESSÃO DE RUPTURA (+42 kgf/cm²).
São fornecidos nos tamanhos:
Tipo 1 1.1/2 = 15, 20, 25 e 30 metros
Tipo 2 1.1/2 = 15, 20, 25 e 30 metros
Tipo 2 2.1/2 = 15, 20, 25 e 30 metros
Quer conhecer os nossos modelos de mangueira de incêndio? Acesse o link e veja os produtos Mocelin. Aqui você dispõe de equipamentos de alta tecnologia, produzidos com segurança e qualidade para serem eficientes no combate a incêndio. Além disso, garantimos aos clientes produtos modernos, seguros e que atendam as normas e portarias vigentes.
https://mocelin.ind.br/produtos?categoria=mangueiras-e-mangotinho
0 comentários