O Natal está chegando e a maioria das famílias não abre mão de seguir as tradições: montar a árvore natalina e acender as luzes coloridas.
Realmente, este é um dos momentos mais agradáveis e esperados por todos: a hora de decorar a casa para as festas de fim de ano faz parte da rotina e deixa os ambientes mais bonitos e aconchegantes.
No entanto, é importante prestar atenção e ter alguns cuidados na hora da montagem da decoração. A Mocelin quer que a sua festa seja a melhor possível, por isso, separamos dicas importantes para evitar choques, incêndios ou outros acidentes.
Boa leitura e boas festas!
1- Cuidado na hora da compra dos produtos
Quando você for comprar os produtos natalinos fique de olho. Verifique se o pisca-pisca, um dos itens indispensáveis do pinheirinho, possui o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, veja se o produto está em boas condições.
2- Atenção aos fios desencapados
Isso é um perigo. Não arrisque. Sabemos que muitos utilizam as luzes de Natal do ano passado, mas o ideal é trocar o pisca-pisca se estiver com o fio desencapado. Outro ponto que deve ser observado é na hora da compra.
Sempre teste o equipamento antes de comprar. Em casa, antes de começar a instalação, repita o teste. Vale a pena conferir se tudo está ok antes de partir para a montagem da decoração.
3- Sobrecarga
Uma tomada é feita para suportar apenas uma ligação. Por isso, deixe a “gambiarra” de lado. O acúmulo de instalações na mesma tomada pode gerar aquecimento do condutor. Em caso de queima, os aparelhos conectados podem ser danificados. Sem falar no risco de iniciar um incêndio.
Também fique atento às conexões do pisca-pisca. Dependendo do tamanho da árvore e da decoração que você quer fazer, terá que usar cada produto no seu próprio ponto de energia. Nada de fazer emendas.
4- Local ideal para o pisca-pisca natalino
Lembre-se que o lugar onde você vai instalar as luzes é fundamental, se for colocar o pisca em uma árvore do lado de fora da casa, precisa proteger o local para evitar acidentes, porque água e eletricidade não combinam.
Dentro da residência, evite montar a árvore em lugar muito pequeno, que fique próximo a outros enfeites. Isso tudo pode ocasionar um problema de superaquecimento, causando curto circuitos e incêndios. Tome cuidado também com as cortinas. Deixe o pinheiro de Natal a uma distância adequada de proteção.
5- Não deixe tudo ligado
Que a árvore de Natal acesa é linda, ninguém discute. Mas vamos combinar uma coisa: ao sair de casa, ou na hora de dormir, o melhor é desligar as luzes. A iluminação pode ter sido muito bem instalada, mas acidentes, ainda que com todo cuidado, podem ocorrer.
Sem falar que, deixar o pinheiro ligado por longos períodos, gera consumo de energia elétrica.
Agora que você já sabe os principais cuidados com a decoração de Natal, é hora de decorar a casa e curtir a festa mais iluminada do calendário. Natal com segurança é muito melhor.
0 comentários