Aposto que você já ouviu falar muito nessa sigla, não é verdade? Com certeza já recebeu informativos de empresas que se destacam no mercado por terem alcançado esse diferencial. Mas afinal, o que é a ISO 9001?
Vamos lá. A ISO 9001 é uma norma de padronização para um determinado serviço, sendo ela a responsável pelo sistema de gestão de qualidade. É a partir dela que as empresas se fundamentam para otimizar os processos de funcionamento. Ou seja, ela faz parte do conjunto de normas designado ISO 9000 e pode ser implementada por organizações de qualquer tamanho e atividade.
Qual o objetivo da certificação ISO 9001?
A norma 9001 tem como objetivo a implantação de um sistema de gestão da qualidade propiciando a melhoria dos processos de um a organização e, consequentemente, aumentar satisfação de seus clientes com os produtos e serviços fornecidos.
Como as empresas obtêm a ISO 9001?
Para obter a certificação da ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade.
Esta ferramenta estratégica é usada na maioria dos países do mundo, sendo que muitas aguardam a certificação e mais de 1 milhão de empresas têm essa norma implementada.
Mocelin é empresa com certificação ISO 9001
A qualidade Mocelin agora é certificada. Isso mesmo. A Mocelin conquistou o selo ISO 9001, por meio dos requisitos da Norma ABNT NBR 9001:2015, sendo reconhecida com o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).
A implementação do SGQ começou em março de 2022 e desde então se deu início à construção dos procedimentos da direção, suprimentos, comercial, recursos humanos, engenharia, qualidade, produção, infraestrutura, recebimento e assistência técnica.
O foco principal é a otimização dos processos com o intuito de alcançar as metas estabelecidas na organização. Essa otimização envolve planejamento estratégico, gestão de recursos, aplicação de indicadores de qualidade e análise crítica do SGQ.
Além de envolver também relatórios como pesquisa de satisfação de clientes, treinamentos, pesquisa de clima organizacional, desenvolvimento de projetos, relatórios de não conformidades, auditorias internas, planos de ações, controle de produção desenvolvido conforme o setor, manutenção corretiva e preventiva, entre outros.
Benefícios da certificação ISO 9001
Contextualizar o momento atual da empresa, obter visão abrangente através de uma abordagem de processos, identificar riscos e corrigi-los, medir e avaliar a eficácia do processo atual, assegurando a melhoria contínua e monitorar a satisfação dos clientes constantemente.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre a história da Mocelin e seus produtos? Confira mais notícias e novidades no BLOG e saiba porque somos referência no segmento.
0 comentários