Você vê as cenas de grandes incêndios em filmes, séries ou até mesmo na sua cidade, mas nunca acha que poderá acontecer com você e seu patrimônio. Pois é.
Mas apesar de todos os cuidados com a segurança e, principalmente, com a manutenção, todos estamos sujeitos a encarar um incêndio de perto.
Sendo assim, o melhor a fazer é investir em produtos de alta qualidade e estar preparado para usá-los nos momentos de emergência.
Para você ter uma ideia da seriedade deste conteúdo, o extintor ABC, este que provavelmente há no seu condomínio ou empresa, é o dos materiais mais usados e conhecidos no combate a incêndio. No entanto, muitas pessoas não sabem como ele funciona e tampouco em quais classes de sinistro ele pode ser acionado.
Se você faz parte desse grupo, fique atento a este artigo que preparamos sobre o assunto. Vamos lá.
Os extintores de incêndio são classificados de acordo com o seu agente (água, bicarbonato de sódio, espuma mecânica, fosfato monoamônico, dióxido de carbono, Halon e NAF). Cada um deles combate um tipo específico de incêndio, o qual é categorizado por classes (A, B, C, D e K).
O extintor ABC é destinado justamente às classes mais comuns de sinistro, ou seja, incêndios classe A, classe B e classe C – siga a leitura que vamos explicar sobre as classes de incêndio no decorrer do texto.
Extintor de pó ABC: qual sua composição e como funciona
Composto por pó químico, isto é, partículas bem finas que recebem um tratamento próprio e são capazes de resistir ao empedramento, mantendo bons fluidos e absorção da umidade. Este produto é capaz de interromper a reação química em cadeia de um incêndio, fazendo o fogo cessar. Seus componentes químicos promovem uma reação contínua, liberando radicais livres no momento em que um combustível oxida.
Como e quando devo usar o extintor ABC?
Antes de usar o extintor, você precisa entender melhor quais são as classes de incêndio. Lembra que comentamos sobre isso no início deste artigo? Pois bem, chegou a hora de explicar um pouco mais sobre os principais tipos de incêndios:
● Classe A: incêndios em materiais sólidos, fibrosos e de fácil combustão, que costumam gerar resíduos como brasas ou cinzas;
● Classe B: incêndios causados por materiais inflamáveis, que queimam apenas na superfície e não deixam resíduos;
● Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos energizados. Devido à eletricidade, é um incêndio de alto risco;
● Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos – ou seja, metais que têm a capacidade de entrar em combustão com substâncias comuns, como o oxigênio. São os incêndios mais letais e destruidores de todos;
● Classe K: incêndios causados por óleos e gorduras vegetais e animais. É proibido usar extintores a base de água, pois ela pode agravar as chamas.
Todas as classes de incêndio são importantes e merecem atenção. Mas fique atento às três primeiras: A, B e C. São nestes casos específicos que o extintor de pó químico ABC – como o próprio nome já diz, será utilizado.
DIFERENÇA ENTRE EXTINTORES ABC E BC. SAIBA MAIS
A principal diferença do extintor BC para o ABC está em sua composição. O BC usa bicarbonato de sódio como principal agente, enquanto os extintores ABC usam monofosfato de amônio e seus derivados.
Além disso, o BC é apenas indicado para os incêndios classe B (causados por materiais inflamáveis) e classe C (incêndios causados por equipamentos elétricos), já o ABC, além desses, engloba os incêndios classe A (em materiais sólidos).
Por isso, antes de definir qual extintor comprar, é preciso conhecer as características e quais riscos cada material estará exposto. Por exemplo: se no local há muitos equipamentos elétricos, além de líquidos inflamáveis, vale a pena optar pelo extintor BC, já se é um espaço com grande concentração de madeira, o melhor seria optar pelo extintor ABC.
Contudo, vale lembrar que essa verificação é feita pela inspeção que libera o Alvará do Corpo de Bombeiros. Ou seja, são os especialistas na área de segurança que irão indicar quais os tipos de extintores mais eficazes para proteção da sua edificação. Fique tranquilo.
De qualquer maneira, conhecimento nunca é demais. E quando se trata de segurança para sua vida e do seu patrimônio, todo cuidado vale MUITO.
Gostou de saber mais sobre o extintor ABC? Confira demais conteúdos no blog sobre o uso e manutenção dos equipamentos de proteção.
Informação simples e útil.
é muito importante a gente ficar atualizando com todos os tipos de extintores
Boa tarde, qual o melhor extintor para carros elétricos?
Será o de CO2 ou o ABC também serve? ou o BC apenas
Boa tarde, Marcelo !
Para carros elétricos, o mais recomendado é o extintor de CO2 (dióxido de carbono), pois ele não deixa resíduos e é eficaz em incêndios elétricos. O extintor ABC também pode ser utilizado, pois é versátil, mas o CO2 é preferível devido à sua eficácia no combate a incêndios em equipamentos elétricos. O extintor BC não é o mais adequado para esse tipo de incêndio, pois é específico para líquidos inflamáveis.
Sempre consulte as orientações dos fabricantes e as normas de segurança para garantir a escolha correta.
Mttt bommm aprender e executar e a meta p evitarmos acidentes showwww
gostei muito das explicações. valeeu…
É muito importante aprender cada vez mais sobre os extintores e sobre prevenção e combate ao incêndio.