Você conhece os principais tipos de extintores que existem no mercado? Leia o nosso conteúdo completo e entenda mais sobre eles! Vamos lá?
Passando de um material para o outro, o fogo tem a capacidade de se alastrar com muita rapidez. Por isso, é imprescindível que o seu controle seja feito de forma adequada, a fim de evitar grandes danos que, por vezes, são irreversíveis.
Hoje, no mercado, vários tipos de extintores de incêndio foram desenvolvidos, pois, cada chama tem uma particularidade, o que, aliás, dependerá de sua causa. Conhecê-los, portanto, torna-se fundamental para saber qual usar em cada situação, minimizando os acidentes. Abaixo, elencamos os principais tipos de extintores de incêndio e as suas respectivas aplicações.
Quer entender mais sobre o assunto? Continue conosco!
Extintor de Água Pressurizada
O extintor de água pressurizada é uma combinação de dois agentes: água e gás propulsor (nitrogênio).
Ele combate incêndios da classe A, ou seja, os que são causados por papel, tecido, madeira, plástico, papelão, borrachas, estofamento, fibras orgânicas e outros materiais análogos.
Por conta da sua capacidade de vaporização, esse tipo de extintor age por meio do resfriamento e do abafamento do material que está em chamas. Entretanto, o extintor de água pressurizada jamais deve ser utilizado em incêndios que envolvam equipamentos elétricos ou materiais reativos, pois pode prejudicar ainda mais a situação.
Extintor de Bicarbonato de Sódio (BC): um dos tipos de extintores que você precisa conhecer
A principal composição deste tipo de extintor é, como o próprio nome sugere, o bicarbonato de sódio. Essa substância atua resfriando rapidamente o calor, além de interromper a reação de combustão.
É direcionado aos incêndios de foco B e C — líquidos, sólidos e gases inflamáveis além de equipamentos elétricos. O material também não conduz corrente elétrica, tornando-o ideal para chamas de classe C.
Extintor de Espuma Mecânica
A substância (que dá a impressão de um detergente altamente concentrado e que está contida nos extintores de espuma mecânica), quando misturada com a água e com o ar, produz uma espuma que servirá como um filme protetor abafando e resfriando o fogo — corroborando para que a chama não se propague.
Por conta disso, esse tipo de extintor faz-se mais indicado para combater os incêndios de classe A(fogos de papéis, madeiras e afins) e classe B (que são aqueles causados por líquidos inflamáveis e/ou gases).
Extintor de Fosfato Monoamônico (ABC)
O extintor de fosfato monoamônico, também conhecido como extintor de pó químico ABC (justamente por controlar incêndios causados pelas classes A, B e C) é altamente indicado para controlar as chamas quando os incêndios se dão em ambientes industriais, comerciais e até mesmo em residências.
Não realiza a condução de corrente elétrica, podendo, assim, ser utilizado para incêndios envolvendo eletricidade. Além disso, abafa a reação em cadeia e controla o fogo em incêndios causados por gases e líquidos inflamáveis, o que impede que o fogo se alastre.
Extintor de Dióxido de Carbono (CO2)
É comumente usado em pequenos focos de fogo em líquidos inflamáveis e em equipamentos energizados.
Ele tem essa função, pois o dióxido de carbono não conduz eletricidade (sua maior vantagem, aliás). A ação do extintor de dióxido de carbono é dada por meio do abafamento da chama, seguindo-se do resfriamento. Porém, uma das grandes desvantagens do uso desse tipo de extintor se dá pelo fato de que o dióxido de carbono é uma substância altamente tóxica, podendo causar asfixia. Sempre após de sua utilização é recomendado que deixe o local até que gás se espalhe.
Isso implica seu uso em ambientes pequenos ou fechados. Por outro lado, quando há eletricidade envolvida nos focos de incêndio, este extintor é altamente recomendado.
Extintor de Halon
Os extintores de halon são modelos utilizados nos equipamentos elétricos, pois apagam os incêndios sem deixar resíduos. Extintores de carga halogenada quebram a reação em cadeia do fogo e, em seguida, o abafa, impedindo-o de se propagar. Porém, uma de suas maiores vantagens é que ele não prejudica os equipamentos eletrônicos.
Além disso, ele apaga chamas de materiais sólidos comuns, de líquidos e sólidos inflamáveis e os causados por correntes eletrizadas. Entretanto, este tipo de extintor é banido pelo Protocolo de Montreal — por ser nocivo à camada de ozônio.
Extintor de NAF
O NAF é um dos tipos de extintores conhecidos também como HFC-125. Ele é um agente limpo, ou seja, que não produz resíduos poluentes ao meio ambiente e que não prejudica a saúde dos usuários que o manuseiam — justamente por ter um baixo índice de toxicidade.
Além disso, é a melhor opção para controlar incêndios com total inundação, mais vantajosos, aliás, em incêndios de classe A, B e de classe C. Possui eficácia, por não conduzir eletricidade, para ser usado ao invés de extintores de Halon. Por fim, é um agente que não deixa resíduos, partículas, água ou materiais corrosivos.
Extintor de Acetato de Potássio – Classe K
O extintor de Acetato de Potássio é um saponificante e tem como função exclusiva apagar os incêndios da classe K. Ou seja, os que são causados por óleos e graxas alimentícias (gordura animal e vegetal). Ele é muito utilizado em cozinhas industriais, restaurantes, bares, etc.
A solução é pulverizada no produto em chamas, que produz uma reação química formando uma espécie de “espuma seladora”. Isso faz com que não haja contato da gordura com o oxigênio, portanto, abafa, apaga o fogo e faz o resfriamento da superfície.
Gostou de aprender mais sobre os tipos de extintores? Então, que tal dar uma espiada nos nossos extintores e escolher o mais adequado para a sua demanda?
Foi bom conhecer tipos de extintores
Gostei muito! Pois, o texto é simples e objetivo. Isso é, diz o que importa com uma linguagem acessível a todas as idades e graus de escolaridade.
Obrigada.
Gostei muito da aula. Eu que sou estudante de bombeiro Civil.
Muito bom gostei até porque me formei no ano passado em Bombeiro civil e também faz parte do nosso trabalho obrigado
Olá, Júlio César !
Ficamos felizes que o conteúdo tenha sido útil para você, especialmente após sua formação em Bombeiro Civil. Agradecemos pelo feedback!
Um ótimo resumo dos vários tipos de extintor, ótimo artigo.
Olá, Jorgin!
Que bom que gostou do artigo! Agradecemos pelo feedback!
kellyiasmin31@gmail.com
Gostei muito, estou fazendo curso de bombeiro civil. Isso me ajudou muito.
Olá, Iasmin!
Ficamos felizes em saber que o curso está sendo útil para o seu aprendizado. Agradecemos pelo feedback e estamos à disposição para continuar contribuindo com o seu desenvolvimento!
Obrigado pela confiança!