Proteger a saúde e a integridade dos colaboradores é uma obrigação das empresas. Quando elas investem em segurança do trabalho, além de estarem cumprindo as exigências legais, ainda criam uma filosofia organizacional com propósitos, favorecendo o desenvolvimento de pessoas.
Vamos entender mais sobre o assunto? Venha conosco!
Quais são as normas regulamentadoras da segurança do trabalho?
As normas regulamentadoras da segurança do trabalho — Normas Regulamentadoras (NRs) — são determinadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e têm como objetivo zelar pela segurança e integridade dos colaboradores.
Todas as empresas (tanto públicas quanto privadas) que tenham empregados contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) precisam obedecer às leis vigentes relacionadas ao assunto.
Sendo assim, existem diversas leis (mais de 30) que visam manter a integridade física e emocional dos colaboradores, evitando acidentes laborais. Portanto, vale a pena dar uma estudada em cada uma delas para conferir quais se aplicam em cada negócio.
Quais são os benefícios de aplicar a segurança do trabalho nas indústrias?
Elaborar estratégias para evitar acidentes em uma indústria traz benefícios para qualquer tipo de negócio. Vamos conferir quais são eles? Veja!
Conserva melhor as instalações da empresa
Além de preservar e proteger a saúde do colaborador, apostar na segurança do trabalho beneficia também as instalações da empresa — a edificação como um todo e o patrimônio.
Isso acontece porque as pessoas estão conscientes e preocupadas em proteger a integridade física de todos, assim como o ambiente de trabalho.
Reduz os custos
Precisamos considerar que a segurança do trabalho deve ser vista como um investimento. Quando os colaboradores entendem a importância de proteger a si e aos colegas, há um aumento na produtividade, promovendo uma melhoria na qualidade da produção. Consequentemente, há a otimização dos custos.
Garantir um clima saudável
Quando a empresa investe em ações que visam proteger os colaboradores, a motivação se eleva e há uma melhora no clima organizacional. Além disso, há uma melhoria na reputação da indústria, pois contribui com a responsabilidade socioambiental.
Como implementar a segurança do trabalho na sua empresa?
Existem diversas ações que a sua empresa pode fazer para implementar a segurança do trabalho.
Queremos trazer alguns insights para que você crie um ambiente mais seguro e protegido na sua indústria. Confira:
- atualize-se sobre as leis de forma constante;
- contrate uma consultoria em segurança do trabalho;
- disponibilize treinamentos, cursos e workshops aos colaboradores;
- desenvolva uma boa análise de riscos;
- avalie a qualidade do trabalho;
- certifique-se de que todos os colaboradores cumprem as normas diariamente;
- invista nos melhores equipamentos de proteção.
Qual é a relação da segurança no trabalho e a prevenção de incêndios?
O fogo é um dos maiores perigos para uma empresa, uma vez que afeta o patrimônio e as pessoas no local. Por isso, ter um bom plano de prevenção de incêndios se torna fundamental.
A Norma Regulamentadora nº 23 (NR 23) é a que traz informações importantes relacionadas à proteção contra incêndios. Ela determina que as empresas adotem medidas de acordo com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.
A empresa é responsável por providenciar a todos os trabalhadores treinamentos e informações sobre:
- utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;
- procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;
- dispositivos de alarme existentes.
Também é obrigatório que a empresa tenha saídas devidamente sinalizadas e em número suficiente para que os colaboradores possam sair com segurança, em caso de evacuação do prédio em emergências.
Você gostou de aprender mais sobre a segurança do trabalho? Se sim, que tal acessar o nosso site e conhecer todos os nossos produtos para a prevenção de incêndios?
0 comentários