Você pode pensar que as tragédias e acidentes não acontecem com você, nem com sua empresa.
Mas a verdade é que todos, independentemente do ramo de atividade, estão sujeitos a emergências, como incêndios.
Claro que em se tratando de empresas, há segmentos que apresentam maior risco. Como por exemplo, postos de combustíveis. Mas apesar das diferenças entre os setores do comércio, ninguém está livre de sinistros, por isso, é fundamental investir em prevenção. E é aí que entra o assunto desse artigo de hoje: a importância da Brigada de Incêndio nas empresas.
Contudo, antes de tratarmos da importância, precisamos explicar o que é Brigada de Incêndio e quando ela é obrigatória dentro dos estabelecimentos. Continue a leitura.
O que é brigada de incêndio?
Dentro das empresas, pessoas voluntárias se credenciam para participar das ações de combate a incêndio. Essas são as chamadas Brigadas e o treinamento é promovido pela própria organização.
Na prática, a brigada é responsável pela coordenação de evacuação da edificação em caso de incêndio e também de outros acidentes. Outro ponto relevante é o trabalho preventivo feito pelas brigadas. O conhecimento adquirido pelo grupo é usado também para prevenir os sinistros, e isso inclui a checagem dos extintores, das saídas de emergência, entre outros.
A brigada tem a responsabilidade de fazer o treinamento dos demais funcionários, mostrando como proceder em caso de evacuação. Junto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o grupo de brigada promove o treinamento padrão de evacuação, mediante qualquer sinal de fogo não controlado no ambiente.
Como se organiza a brigada de incêndio na empresa?
Os estados possuem legislação específica para a brigada de incêndio, no entanto, o reconhecimento do grupo é regulamentado em nível nacional. Mas, de modo geral, os grupos devem ser compostos por colaboradores fixos da empresa. E o trabalho é voluntário.
Além disso, o colaborador que participar da brigada precisa necessariamente exercer suas funções dentro das instalações da empresa. Isso porque, em caso de acidente, o brigadista poderá exercer suas habilidades o mais rápido possível.
Dentro das empresas, as brigadas terão que seguir a seguinte hierarquia de cargos:
- Brigadistas (membros capacitados para a prevenção e combate a incêndios, bem como para a prestação de primeiros socorros);
- Líder (responsável pela coordenação dos brigadistas de um determinado setor);
- Chefe (coordenador dos brigadistas de uma determinada edificação);
- Coordenador geral (responsável pela coordenação do trabalho de todos os brigadistas em uma planta complexa com vários edifícios).
Os voluntários que desejam se tornar brigadistas precisam passar por um treinamento de no mínimo 12 horas. Na carga horária, consta atividades práticas. É necessário também ter mais de 18 anos, estar em boas condições de saúde física e mental, conhecer muito bem o local e ser responsável.
A brigada de incêndio da MOCELIN
Nossa empresa conta com uma brigada de incêndio capacitada para oferecer maior segurança a todos os colaboradores. O grupo participa periodicamente de treinamentos para atender as exigências do trabalho e garantir que, em caso de incêndio e outros acidentes, as evacuações sejam feitas de forma ágil e segura.
Principais ações da brigada de incêndio Mocelin:
- Atuar em conjunto com a CIPA na fiscalização interna das instalações e evacuações de emergência;
- Promoção de treinamentos esporádicos de toda a equipe de trabalho para situações de emergência;
- Fiscalizar as condições da estrutura, evitando que acidentes e incêndios ocorram na empresa;
- Treinamento de primeiros socorros para atuar na evacuação e no atendimento às possíveis vítimas, caso necessário.
Toda empresa precisa de uma brigada de incêndio?
Bom. Primeiro ponto relevante: essa resposta muda de acordo com o estado do país. Mas, de modo geral, de acordo com a NR-23, as empresas que possuem mais de 20 colaboradores obrigatoriamente precisam ter uma brigada de incêndio. Para não ficar com nenhuma dúvida, o ideal é consultar as Normas Técnicas dos bombeiros e saber quais regras estão em vigor.
Mas afinal, além da brigada de incêndio, quais outras exigências estão incluídas na NR-23?
Algumas medidas de prevenção precisam ser adotadas dentro das empresas, entre elas: proteção contra incêndio, saídas suficientes de emergência, equipamentos de combate e prevenção a incêndio, e pessoas capacitadas para fazer uso correto desses equipamentos e que tenham capacidade técnica para auxiliar em caso de emergência.
Invista na segurança dos seus colaboradores e do seu patrimônio. Uma empresa segura reflete em produtividade e bem-estar de todos. Na Mocelin, a prevenção é assunto sério e nossa brigada de incêndio está sempre apta a enfrentar situações de risco e evitar acidentes mais graves.
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