Aos 50 anos de idade, a maioria das pessoas almeja ter satisfação pessoal e liberdade financeira.
E ao contrário do que acontecia no tempo dos nossos pais e avós, nessa fase da vida quase ninguém quer ouvir falar em aposentadoria.
No entanto, se manter ou mesmo ingressar no mercado de trabalho se torna mais difícil. Contudo, é justamente aí que surge a coragem e a vontade de empreender e se arriscar no próprio negócio. Em busca de uma nova forma de investimento e de negócio mais rentável e seguro, os mais experientes optam pelo modelo de franquias.
Empreender aos 50: um novo recomeço
De repente, passamos a ter que conviver com a pandemia. Um cenário que trouxe o “novo normal”, nos obrigou ao distanciamento social e elevou a taxa de desemprego no país. Por outro lado, a crise econômica impulsionou o surgimento de novos empreendedores.
Apesar da idade mais avançada, homens e mulheres acima dos 50 decidiram ser donos do próprio negócio, alcançando maior autonomia e organização na vida financeira. Uma verdadeira guinada na carreira.
E empreender na maturidade, além de desafiador, é bastante gratificante. Mas por que o ramo de franquias é tão procurado por essa faixa etária?
Um dos motivos é a segurança de atuar com marcas consolidadas no mercado. O franqueador oferece ao franqueado suporte técnico e treinamentos, além de estrutura necessária para a abertura do negócio.
Independente do apoio da franquia e da credibilidade da marca, empreendedores com mais de 50 anos possuem características comuns.
Confira:
- Conhecimento de causa: a prática aliada com a experiência faz muita diferença no mundo dos negócios. Enquanto os jovens chegam com ideias inovadoras e aprendem tudo mais rápido, os mais velhos tendem a tomar decisões mais assertivas e conseguem se manter mais firmes no propósito.
- Arriscar faz parte: empreender é sempre um risco, porque afinal, estabilidade não existe. Mas os empreendedores acima dos 50 anos também já compreenderam que a aposentadoria não é o melhor investimento, e não garante qualidade de vida. Empreender, mesmo com tantos desafios, pode ser muito mais vantajoso.
- Bagagem de sobra: quem disse que os empreendedores acima dos 50 não são criativos não conhece um deles. Com tanta experiência na vida fica mais fácil implementar ações na rotina de trabalho e, o melhor, reduzir os erros na tomada de decisões.
Como já percebemos durante a leitura deste artigo, idade não é problema para se tornar um empreendedor. Muito pelo contrário. Há histórias de franquias de sucesso, lideradas por pessoas mais experientes e consolidadas no mercado.
Foque nos seus pontos fortes e desenvolva novas habilidades. Dentro do mercado só não existe espaço para quem acredita que sabe todas as coisas. Enquanto houver vontade, sempre haverá uma nova oportunidade.
Se você tem experiência e espírito empreendedor, conheça mais sobre os modelos de franquia da Mocelin. Com certeza, uma delas se enquadra no seu perfil.
0 comentários