Com certeza, você já reparou no prédio onde mora, ou no condomínio da família, que nas paredes há placas que indicam rotas de fuga ou saídas de emergência.
Pois bem. Se durante o dia, esses equipamentos já são fáceis de visualizar, é à noite, nos ambientes escuros, que eles fazem total diferença para auxiliar em situações de perigo ou risco de incêndio.
Antes de explicar o que são as placas fotoluminescentes e a importância da sua certificação, vamos primeiro saber o que é fotoluminescência. É a propriedade que determinados elementos têm para emitir radiação luminosa (fótons) após submetidos a uma fonte de excitação externa.
As substâncias fotoluminescentes quando expostas a fontes de luz (natural ou artificial) armazenam energia através de um simples fenômeno de excitação dos átomos. Mais tarde, numa situação de ausência de luz, libertam toda a energia acumulada sob a forma de luz visível, até que os átomos regressem ao seu estado fundamental.
Placas fotoluminescentes: itens de segurança contra incêndio
De acordo com a NBR 16820:2020 está prevista a sinalização de emergência nas edificações. Aliás, essa é uma premissa básica para que os locais sejam certificados e garantam a segurança dos moradores e visitantes, especialmente durante um momento de risco.
Por isso mesmo, as placas fotoluminescentes são de extrema importância nas construções, e hoje, não apenas nos grandes ambientes como observamos antigamente. Agora, obras menores estão aderindo à sinalização de segurança contra incêndio, proporcionando maior indicação das saídas para as rotas de fuga, locais onde estão os extintores e hidrantes.
Vale citar que a durabilidade das placas chega a 30 horas na ausência de luz. Ou seja, é realmente um equipamento de segurança que ajuda a salvar vidas. Partindo desse princípio, usar placas certificadas é essencial.
Como saber se as placas fotoluminescentes têm certificação?
Fique atento a essas orientações:
- verifique se os produtos se encontram enquadrados na norma NBR 16820:2020, e se são elaboradas com materiais que não propaguem;
- as placas devem ser resistentes a ambientes internos e externos, bem como às ações do tempo como chuva, sol e vento;
- exija qualidade do equipamento e escolha fornecedores especialistas no segmento de segurança e proteção contra incêndio.
Características e vantagens das placas fotoluminescentes
As placas fotoluminescentes são resistentes, porque são fabricadas a partir do PVC expandido. Sendo assim, são equipamentos com grande resistência, inclusive, às chamas.
Outro ponto positivo é a instalação. Como são produtos leves, as placas podem ser fixadas à parede com auxílio de fitas adesivas. Também não requer conexão com a rede elétrica para sua utilização. As placas emitem luminosidade própria.
Porém, o grande diferencial deste equipamento é a visibilidade em ambientes escuros. Graças ao recurso fotoluminescente, a sinalização pode ser vista em lugares sem luz ambiente, oferecendo maior segurança em caso de incêndio e pânico.
O principal objetivo das placas é sinalizar a localização dos equipamentos para combate ao fogo e alarme. Isso ajuda os profissionais no tempo de salvamento, e consequentemente, salva vidas e preserva patrimônios.
Também não se pode esquecer da economia. As placas fotoluminescentes têm baixo custo, favorecendo que os estabelecimentos atendam as normas e regulamentações, sem precisar de muito investimento.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre a história da Mocelin e seus produtos? Confira mais notícias e novidades no BLOG e saiba porque somos referência no segmento.
0 comentários