• SITE
  • A EMPRESA
  • PRODUTOS
  • CONTATO
  • ORÇAMENTO

Abrigo de hidrantes: saiba mais sobre este importante equipamento

11 out, 2021 | Informações, Sinalização de emergência | 0 Comentários

Provavelmente você já se deparou com um deles dentro do seu prédio ou na sua empresa.

O abrigo de hidrante nada mais é que aquela caixa vermelha que guarda os equipamentos usados para apagar as chamas em caso de incêndio.
No entanto, essa caixa vermelha compõe a estrutura do hidrante, e tem papel fundamental na conservação dos produtos e peças que combatem os sinistros. Tanto é, que o material usado para fabricação dessa peça deve ser resistente, justamente para cumprir sua principal função: a de proteger as peças de impactos e dar fácil acesso e abertura para emergências.
Em resumo: sempre que alguém precisar fazer uso dos equipamentos de combate a incêndio, o abrigo de hidrante estará em lugar de fácil acesso, com produtos em condições plenas de funcionamento e de fácil utilização.
Bom, mas para falar de abrigo de hidrantes, antes precisamos relembrar aqui o que é hidrante.

O que é hidrante?

O hidrante é um sistema hidráulico com função de ajudar no combate aos incêndios e proteger as pessoas e os patrimônios em casos de emergências. Para isso, é preciso que haja um reservatório de água e diversos equipamentos, como bombas de incêndio, peças hidráulicas, abrigo de mangueiras, dentre outros.
A norma que regulamenta os sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio é a ABNT NBR 13714, que o determina como: “Ponto de tomada de água onde há uma (simples) ou duas (duplo) saídas contendo válvulas angulares com seus respectivos adaptadores, tampões, mangueiras de incêndio e demais acessórios”.

Benefício do abrigo de hidrantes

Sem dúvida, o hidrante é um equipamento de extrema relevância na segurança das pessoas e de seus patrimônios. Por isso, além de obrigatório, o abrigo é indispensável para que o hidrante conserve suas funcionalidades e fique armazenado de maneira correta e segura.

Confira os tipos de abrigo:
● Abrigo para hidrante de embutir (aço carbono)
● Abrigo para hidrante de pendurar (aço carbono)
● Abrigo para hidrante externo tipo jardim (aço carbono)
● Abrigo para hidrante com pingadeira (aço carbono)
● Abrigo para hidrante de pendurar (fibra de vidro)

Quais são os principais locais para a instalação do hidrante?

O hidrante não é acionado de forma automática. Por conta disso, ele precisa estar sempre em um local de fácil acesso. Somente assim, há a garantia de que ele funcionará corretamente em casos de emergência.
Além disso, é preciso observar o local para a instalação. Por exemplo: os pontos de tomada de água podem ser posicionados tanto nas proximidades das portas externas e/ou acessos à área a ser protegida, ou em posições centrais. Também é preciso observar que eles não podem ficar nas escadas ou antecâmaras de fumaça e precisam ter de 1 a 1,5 metro do piso. Também é necessário conferir se a utilização do sistema não compromete a fuga dos ocupantes da edificação.

Quem pode instalar um hidrante?

De acordo com a ABNT NBR 13714, somente empresas especializadas podem realizar o projeto, a instalação, os ensaios e a manutenção dos sistemas. Da mesma maneira, faz-se necessária a comprovação dessa capacitação.
Esse fato é justificado porque, “A todo sistema a ser instalado deve corresponder um memorial, constando cálculos, dimensionamentos, desenhos, plantas, perspectivas isométricas detalhadas de tubulação, premissas, orientações para instalação, procedimentos de ensaio e recomendações para manutenção”.
A empresa especializada, portanto, é responsável por todo o projeto, incluindo os acessórios, como: esguichos, mangueira de incêndio, juntas de união, válvulas, tubulações, conexões, dentre outros.

Em quais casos o uso do hidrante é obrigatório?

Para as edificações com área construída superior a 750 m² e/ou que tenham uma altura superior a 12 metros é obrigatório o uso de hidrantes. Além disso, as ocupações:
● Residenciais: habitações multifamiliares;
● Serviços de hospedagem: hotéis e assemelhados;
● Comerciais varejistas: centros comerciais, comércio em geral de pequeno, médio e grande porte;
● Serviços profissionais, pessoais e técnicos: locais para prestação de serviços;
● Educacionais e cultura física: escolas em geral;
● Locais de união de público: como clubes, auditórios, estações terminais de passageiros, dentre outros;
● Serviços automotivos: garagens, postos de combustíveis, dentre outros;
● Serviços de saúde e institucionais: hospitais em geral;
● Industriais, atacadistas e depósitos: locais onde há alto risco de incêndio.

Quer saber mais sobre hidrantes e abrigos para hidrantes? Confira toda a linha de equipamentos para combate a incêndios da Mocelin. Acesse o site e verifique mais informações.

0 comentários

Enviar um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catálogo de Produtos

Baixe grátis
Logo Mocelin
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir

tel

(46) 3534-8000

Local

RODOVIA PR 475 KM 33,3, S/N BARRACÃO 01 PARQUE INDUSTRIAL II
SÃO JORGE D’OESTE – PR

Todos os direitos reservados.