Considerando que os extintores de incêndio são muito pesados e, muitas vezes, difíceis de serem utilizados por quem não tem os devidos conhecimentos, uma empresa tailandesa criou o fire extinguishing ball, ou seja, a bola extintora. Você já ouviu falar nessa inovação?
Ela apresenta, como o nome sugere, uma forma geométrica circular que explode, de forma automática, quando é lançada ao fogo — apagando-o, de forma imediata. Incrível, não é mesmo? Por isso, é uma alternativa inovadora e tecnológica para apagar incêndios, principalmente em fase inicial.
Que tal aprender mais sobre essa novidade e conferir como adquirir uma para a sua casa, prédio, empresa ou estabelecimento comercial? Continue conosco e entenda tudo sobre o assunto!
Entenda como funciona a bola extintora
Quando a bola extintora entra em contato com o fogo, o produto reage e espalha, de forma automática, o pó químico seco.
Em outras palavras, quando ela atinge uma certa temperatura, ela explode de 3 a 5 segundos, abrangendo uma área de até 10 metros quadrados, dispersando produtos químicos em 360 graus. Portanto, pode ser utilizada para apagar incêndios quando não há pessoas por perto.
Ela extingue o fogo das classes A, B e C, que são as mais comuns e representam 98% dos incêndios. Para recordar quais são elas:
- Classe A: são os materiais sólidos combustíveis, como o tecido, o papel, o algodão, a madeira e a borracha;
- Classe B: são os materiais líquidos inflamáveis, como a gasolina, o óleo, o querosene, as graxas, as tintas e os álcoois;
- Classe C: são os equipamentos elétricos energizados, como os quadros de força, as máquinas elétricas e os transformadores.
Entenda mais sobre essas classes e sobre quais são os principais tipos de extintores de incêndio aqui.
Veja quando a bola extintora é recomendada
A bola extintora é indicada para a extinção de princípio de incêndios em:
- servidores;
- quadros de energia;
- máquinas;
- carros;
- disjuntores elétricos;
- painéis elétricos;
- geradores;
- postos de gasolina;
- centro de processamento de dados;
- depósitos;
- escritórios;
- lojas;
- hotéis;
- hospitais; e
- muito mais!
Vale ressaltar: ela não substitui o extintor convencional. Portanto, é importante que a empresa esteja dentro das normas e regulamentações vigentes, a fim de evitar problemas e multas. Logo, ela serve como complemento ao combate aos incêndios.
Confira quais são os principais benefícios
A bola extintora é uma alternativa para evitar acidentes, uma vez que, na maioria dos incêndios, as pessoas ficam receosas sobre o que fazer, não sabendo como usar o extintor de incêndio. Afinal, muitas vezes não lembramos das instruções aprendidas, simplesmente por estarmos em situação de extremo estresse.
Não é necessário nenhum treinamento para utilizá-la, por isso, é muito prática e simples. Além disso, é segura para os humanos e para o meio ambiente, pois é feita com materiais não tóxicos.
Outro grande benefício é que ela dura por um período de 5 anos e não há a necessidade de manutenção — diferentemente do que acontece com os extintores convencionais.
Entenda como acionar bola extintora
Pode ser utilizada de duas maneiras: posicioná-la em áreas de alto risco ou simplesmente lançando-a sobre as chamas. Ela também funciona como um alarme de incêndio, pois provoca um barulho muito alto, evitando que pessoas se aproximem de determinado local.
Veja quais são as especificações técnicas da bola extintora
Confira quais são as principais especificações técnicas da bola extintora:
[table id=3 /]
Veja quais são os tamanhos das bolas extintoras
Existem dois tamanhos principais:
- Dimensão: 110 mm, peso líquido: 500 g e peso total: 650 g;
- Dimensão: 15 cm, peso líquido: 1,3 Kg e peso total: 1,6 Kg.
Você gostou de aprender mais sobre a bola extintora? Se sim, ficou interessado em adquirir uma? Na Extintores Mocelin, você pode comprar a sua! Clique aqui e saiba mais!
Ola Josue, não é necessário fazer a remoção do plástico, ele inclusive auxilia na eficácia do produto.