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Como descobrir o potencial regional de uma franquia?

10 fev, 2021 | Mocelin Franquias | 0 Comentários

Franquia - a imagem mostra a parte de uma cidade/bairro

Para que qualquer negócio tenha sucesso, ele precisa estar muito bem localizado. Afinal, não faz sentido investir e inserir uma franquia em uma região se não há público para manter os negócios funcionando, concorda?

Portanto, descobrir o potencial regional, a fim de abrir uma franquia, se torna fundamental para ter bons resultados. Dessa forma, a marca tenderá a crescer e, além disso, você conquistará um público local.

Quer saber como fazer isso? Venha conosco e confira algumas ideias interessantes para descobrir o potencial regional de uma franquia. 

 

Veja qual o nível de investimento

Antes de sair pesquisando sobre o potencial regional, precisamos conversar sobre qual o nível de investimento necessário. Afinal, essa etapa é muito importante para avaliar o melhor custo-benefício em franquias. Dessa forma, você terá um direcionamento sobre quais são os melhores modelos de negócio.

A notícia boa é que, atualmente, existem diversas alternativas; inclusive, para quem não tem muito dinheiro para começar a investir. Opte por uma franquia que ofereça boas condições, as quais sejam confortáveis para a sua realidade. Existem franquias que, a partir de R$20.000,00, você já consegue fazer um ótimo negócio.

Além disso, muitas franquias se relacionam com a quantidade de habitantes de uma região. Veja um exemplo baseado na franquia dos Extintores Mocelin:

  • Categoria smart: ideal para cidades com até 150.000 habitantes, com taxa de franquia a partir de R$23.500,00 e faturamento médio anual de R$550.000,00;
  • Categoria plus: ideal para cidades de 150.000 a 500.000 habitantes, com taxa de franquia a partir de R$32.900,00 e faturamento médio anual de R$1.200.000,00; e
  • Categoria premium: ideal para cidades acima de 500.000 habitantes, com taxa de franquia a partir de R$42.900,00 e faturamento médio anual de R$2.200.000,00.

 

Avalie as características regionais para determinar a melhor franquia

Avalie qual o entorno do endereço que você está pensando em investir. Assim, será mais fácil traçar o perfil do público local.

Pesquise quais são as características sociodemográficas mais detalhadas do ponto comercial. Atualmente, existem diferentes ferramentas de geomarketing (algumas gratuitas, inclusive) que permitem estudar melhor sobre uma determinada região.

As ferramentas também são chamadas de “inteligência geográfica de mercado” e permitem:

  • segmentar o público-alvo nos mínimos detalhes;
  • determinar a localização exata e pontos de circulação e interesse dos clientes;
  • conferir quais são os potenciais consumidores do seu negócio;
  • conferir quais são os estabelecimentos que atraem um fluxo maior de pessoas;
  • avaliar a localização dos concorrentes;
  • e muito mais.

 

Utilizar as ferramentas inteligentes de dados é importante para facilitar a decisão sobre a região, pois, após uma análise mais minuciosa, você consegue priorizar quais têm potencial de sucesso — além de avaliar a baixa influência de concorrentes.

 

Você também pode gostar de ler: melhor franquia para investir: como ter retorno a curto prazo?

 

Mensure o potencial de consumo

Convenhamos: a franquia só terá sucesso se você tiver um bom público consumidor naquela região, concorda? Então, também é preciso mensurar o potencial de consumo.

É importante coletar dados sobre quanto os consumidores estão dispostos a pagar pelas soluções apresentadas pela empresa (a própria ferramenta de geomarketing que citamos no tópico anterior pode ajudar).

Aqui, você também pode analisar qual é o perfil do cliente ideal, aquele que é importante para a lucratividade dos negócios. Veja algumas questões que você precisa refletir e pesquisar:

  • identifique as características do público;
  • observe qual é a necessidade da solução que serão oferecidas;
  • identifique o perfil do cliente ideal;
  • entenda quais são as reais necessidades;
  • confira em quais mídias sociais os possíveis clientes estão presentes;
  • saiba quais são as marcas de preferência;
  • entenda qual é o estilo de vida.

 

Aplique uma pesquisa com o público

Colete dados reais do negócio para determinar se vale a pena (ou não) inserir uma determinada marca em uma região.

Caso você não tenha familiaridade com o assunto ou queira ter uma análise mais aprofundada, vale a pena investir em uma empresa de business intelligence. Essas plataformas avaliam as necessidades e coletam dados de uma determinada região. 

Dessa maneira, fica mais fácil e seguro investir em uma área em que você terá certeza de que haverá público.

 

Você gostou de aprender como descobrir o potencial regional de uma franquia? Se sim, que tal conferir algumas tendências em franquias para apostar? Boa leitura!

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