“O que você quer ser quando crescer? Quero ser BOMBEIRO.”
A grande maioria das crianças já se imaginaram vestindo uma farda e entrando no caminhão dos bombeiros para salvar vidas. E tanta admiração não vem à toa. Diariamente, faça chuva ou faça sol, estes profissionais e suas respectivas corporações, se dedicam na proteção e segurança da sociedade.
Por isso, anualmente, no dia 26 de maio, é celebrado o DIA NACIONAL do BOMBEIRO. Uma data cheia de festividades sim, mas também, um momento marcante para homenagear e valorizar esses homens e mulheres que entreguem sua própria segurança em benefício do próximo.
Bombeiros: Heróis anônimos que salvam vidas
Você sabe o que o bombeiro faz na prática? Vamos lá. O bombeiro é o profissional que integra a força de segurança pública do estado. Ele é responsável pela:
- preservação do patrimônio ameaçado de destruição:
- pelo combate a incêndios:
- por resgatar as vítimas de afogamento, incêndios e acidentes:
- investigação sobre origem dos sinistros (perícias):
- conscientização da população em relação às medidas de segurança adotadas na prevenção de incêndios.
Além disso, o bombeiro pode atuar como soldado, cabo, sargento e oficial. Para ser bombeiro é preciso seguir algumas exigências, que variam de acordo com o estado da Federação. Mas de modo geral, é preciso preencher os seguintes requisitos básicos:
- brasileiro
- ter, no mínimo, 18 anos
- possuir a carteira de reservista (para homens)
- ter ensino médio completo.
Para se tornar oficial, é necessário que o bombeiro curse uma escola superior de formação e aperfeiçoamento. Outro detalhe bem importante: o bombeiro deve ter ótimo condicionamento físico, equilíbrio emocional para resolver todo tipo de situação e desejo de servir a população salvando vidas.
E mais. O bombeiro precisa contar com raciocínio rápido, resistência física, disciplina, liderança, coragem, boa saúde, capacidade de trabalhar em equipe, de trabalhar sob pressão, de não se abalar quando se depara com pessoas acidentadas e ensanguentadas, e ainda, capacidade de decisão e de cumprir ordens.
Vale ressaltar que há estados em que o Corpo de Bombeiros está associado à Polícia Militar. Nestes casos, o recrutamento é feito por meio de concurso público.
Importância dos bombeiros
Em qualquer situação de risco, os bombeiros estão a postos para garantir a segurança da população geral. Seja em ambientes particulares como públicos, eles não poupam esforços para salvar vidas e preservar os patrimônios, e ainda evitando tragédias ambientais.
Considerado um herói, o bombeiro está presente na vida das pessoas nas piores situações, mas sempre na tentativa de amenizar os riscos e proteger cada cidadão.
História dos Bombeiros no Brasil
O primeiro registro de ações similares ao Corpo de Bombeiros no Brasil foi em 1856, quando D. Pedro II assinou um decreto para diminuição de focos de incêndio. Até então, o combate era feito pelos próprios moradores, com ajuda de amigos e familiares, que passavam baldes de água de mão em mão.
Com a tendência da criação de corporações apropriadas na Europa e Estados Unidos, o Brasil também caminhou para a criação de equipes que combatem incêndios de todos os portes.
No entanto, a primeira escola superior de bombeiro foi aberta somente em 1964, em São Paulo. Até então, o treinamento era feito em conjunto com a polícia ou de forma voluntária.
Atualmente há requisitos para atuar na corporação, que se distingue por dois tipos de bombeiros, o civil e o militar, como veremos a seguir.
Tipos de Bombeiros
No Brasil há distinção entre civis e militares, com atuações diferentes com o mesmo objetivo, combater e prevenir incêndios.
- Bombeiros Militares: fazem parte da segurança do Estado e disponíveis para atuação em prol da população em geral.
- Bombeiros Civis: são profissionais particulares ou voluntários que atuam em estabelecimentos como prédios, shoppings, hospitais ou indústrias.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o índice recomendado é de um combatente a cada mil habitantes. No Brasil, existem atualmente quase 73 mil praças e oficiais em atuação nas 27 corporações. O contingente equivale a um bombeiro a cada 2.789 brasileiros.
A todos estes profissionais, que muitas vezes, arriscam sua própria integridade física para salvar outras pessoas, nosso reconhecimento e gratidão.
0 comentários