Seja em sistemas industriais ou na construção civil, a utilização de tubos galvanizados e tubos de aço carbono é uma prática cada vez mais recorrente, principalmente pelo custo-benefício que esses materiais possuem.
Inclusive, podemos notar que, cada vez mais, engenheiros, arquitetos e demais profissionais do setor têm adicionado esses itens nos projetos como uma peça coringa.
Por isso, preparamos esse conteúdo para que você entenda melhor a diferença entre tubos de aço carbono e tubos galvanizados. Boa leitura.
Tubo galvanizado
O tubo de aço galvanizado é sinônimo de eficiência e alta qualidade. Utilizado em diversos setores e com múltiplas aplicações, oferece versatilidade e ótimo custo/benefício. O aço galvanizado é um produto que passa pelo processo de galvanização – ato de revestir o aço com uma camada de zinco. Este processo de revestimento pode ser à quente ou à frio.
O processo à quente proporciona maior resistência à corrosão, pois, tecnicamente, confere maior camada de zinco ao tubo e ainda revesti tanto a superfície interna quanto a externa (devido as limitações técnicas, o processo a frio só reveste a superfície externa do tubo).
Principais aplicações do tubo galvanizado
Os tubos galvanizados contam com um vasto leque de possibilidades de aplicação na indústria e no mercado de uma forma geral. Eles podem ser utilizados em projetos de construção civil, na indústria química e petroquímica, na indústria automobilística para fabricação de veículos pesados, em usinas de álcool, açúcar e obras públicas.
Principais aplicações:
- Estruturas mecânicas (Estádios e edificações em geral);
- Construção civil (Construtoras em geral);
- Nas redes de incêndio;
- Na condução de fluídos e materiais não corrosivos (água, gás (GNV/Predial), vapor, ar comprimido, granulados/particulados etc.);
- Postes para iluminação pública e afins;
- Como eletrodutos (Condução e proteção de fios, cabos e afins)
- Na fabricação de andaimes etc.
Qual a diferença entre tubo galvanizado e tubo de aço carbono?
O aço carbono é uma liga metálica composta por Ferro mais Carbono (Fe + C).
Galvanização é um processo de revestimento que confere aos aços uma camada protetiva de zinco (Zn). Essa camada varia de acordo com os processos de galvanização e os objetivos de aplicação do produto revestido. (A galvanização à quente é apropriada para situações que exigem maior camada de revestimento). Desta forma, aço carbono galvanizado, nada mais é doque produtos constituídos da matéria prima, aço carbono revestidos com zinco.
Tanto o aço carbono quanto o aço carbono galvanizado, são largamente utilizados nas construções /indústria. Ambos são suscetíveis a processos de corrosão, entretanto, o aço carbono galvanizado, proporciona maior durabilidade devido ao acréscimo da camada de zinco.
É importante falarmos também sobre o processo de ranhuras, ambos podem ser ranhurados, porém é preciso verificar a aplicação que melhor se adeque a sua obra/implantação para que possa ter uma alta eficiência dentro do seu propósito.
Veja para que servem os tubos ranhurados
Os tubos ranhurados com costura são amplamente utilizados para facilitar a condução de fluidos que não sejam corrosivos, como:
- óleos;
- vapor;
- gás;
- água;
- ar comprimido;
- instalações prediais e residenciais.
Já os tubos ranhurados sem costura possuem uma distinção, pois são indicados para refinarias de petróleo e gás, usinas de energia, petroquímicas e demais ambientes onde, geralmente, trabalha-se com temperaturas altas.
Saiba quais são os principais benefícios dos tubos ranhurados
A utilização dos tubos ranhurados está em constante crescimento, justamente pelos benefícios que oferece a um determinado projeto, como:
- resistência: uma das maiores vantagens dos tubos ranhurados é a resistência contra pragas e apodrecimento do material, à corrosão e ao choque. Este último, inclusive, é o principal responsável por fazer deste material o mais indicado para se aplicar em estradas;
- segurança: eles são mais seguros tanto para o manuseio quanto para a manutenção, pois não precisa ser protegido com colas, pesticidas ou alvejantes;
- leveza: por mais que ele consiga suportar cargas muito pesadas, os tubos ranhurados, por serem produzidos com um material de liga leve, têm um peso bem menor quando comparado a outros materiais.
E aí, você gostou de aprender mais sobre quais são as principais diferenças entre os tubos? Se sim, aproveite para conhecer todos os conteúdos do nosso blog.
0 comentários