Os extintores de incêndio têm uma função fundamental para prevenir situações perigosas e de riscos. Afinal, a segurança deve ser sempre prioridade tanto em casa quanto no trabalho. Isso porque, por mais que não queremos pensar que o pior possa acontecer, infelizmente existem situações de risco que causam danos graves — e irreversíveis, em muitos casos.
A história do extintor é bem antiga. A primeira versão portátil foi criada em 1813 pelo militar inglês, William Manby, depois de ter presenciado um incêndio em Edimburgo (Escócia). Após anos de estudos e experimentos, os extintores foram aperfeiçoados até chegar nos que temos na atualidade.
Mas, você sabe qual é a importância dos extintores de incêndio? Venha conosco!
Protege a vida e a saúde: um dos principais benefícios dos extintores de incêndio
A principal função do extintor é evitar que o incêndio se espalhe, causando danos irreversíveis (tanto materiais quanto à saúde). Eles são aliados a um plano de prevenção, protegendo a vida das pessoas que circulam ou residem em um determinado local.
Evita perdas no seu patrimônio
Se a sua residência ou empresa não investir nos equipamentos de segurança mais adequados, saiba que um incêndio pode causar um prejuízo gigantesco. Afinal, o fogo pode trazer um enorme dano material. Então, não hesite em investir em diversas medidas de prevenção, está bem?
Impede a paralisação das atividades comerciais
Além de causar diversos danos materiais na sua empresa (como a perda de equipamentos, estoque e outros), um incêndio em uma empresa interrompe as atividades comerciais, gerando um prejuízo ainda maior para o estabelecimento. Da mesma maneira, se for em uma residência, você perderá tudo o que conquistou com o seu árduo trabalho ao longo da vida.
Causa diversos problemas, se usado incorretamente
Cada extintor combate um tipo diferente de incêndio. Portanto, é fundamental que ele seja usado de forma correta, pois há diversos modelos e o uso inadequado deles pode causar diversos danos.
Deixa a sua empresa ou prédio dentro das normas de segurança do Corpo de Bombeiros
Você sabia que, como uma maneira de evitar novas tragédias, a Nova Lei de Incêndios (Lei Nº 13.425, de 30 de março de 2017). Ela traz diretrizes sobre diversas medidas de prevenção e combate aos incêndios e desastres nos estabelecimentos. Da mesma maneira, traz também as responsabilidades dos órgãos de fiscalização.
Além disso, a Norma Regulamentadora NR 23 de Proteção Contra Incêndios orienta sobre o uso correto dos extintores de incêndio. Assim, saiba que ao utilizá-los, de forma correta, você deixa a sua empresa ou prédio dentro das normas de segurança — evitando multas e outras complicações legais.
Ajuda em casos de urgências e emergências nos incêndios
Convenhamos: por mais que o seu prédio ou empresa tenham um ótimo plano de prevenção de incêndios, infelizmente, acidentes acontecem. Por isso, o extintor de incêndio é o instrumento mais eficaz no controle e combate ao fogo. Então, eles são muito importantes para os casos de urgências e emergências.
Conheça a Extintores Mocelin
Está precisando de extintores de incêndio para a sua casa, prédio ou empresa? Então, você precisa conhecer a Extintores Mocelin! Somos uma empresa especializada no assunto que atua no ramo desde 1988.
Quando o assunto é manutenção de extintores, somos referência nacional e contamos com colaboradores altamente qualificados. Além disso, temos maquinário de última geração, garantindo a máxima de eficiência e qualidade dos extintores recarregados.
E aí, gostou de aprender mais sobre a importância dos extintores de incêndio? Sabia que nós, da Mocelin, trazemos soluções completas no ramo de combate e prevenção de incêndios. Entre em contato conosco e saiba mais!
Reinaldo, só possuímos a certificação obrigatória do Inmetro ativa.