Depois de dois anos de pandemia, finalmente os arraiás animam foliões em todos os cantos do país.
É tempo de festa junina, de curtir as brincadeiras, a gastronomia e as quadrilhas. Mas para a festança ser segura é preciso ter muito cuidado com os fogos.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros e do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), o risco de queimaduras pelo manuseio errado de fogos de artifício, brincar com a fogueira, com bombinhas e os chamados “estalinhos” aumenta nos meses de junho e julho.
Os bombeiros salientam que, se não forem manuseados corretamente, todos estes artefatos podem causar queimaduras e lesões graves em membros, olhos e ouvidos. Sem falar no risco de incêndio na armazenagem desses produtos ou mesmo no seu direcionamento errado.
Fogueiras: atração “perigosa”. Será mesmo?
As fogueiras são uma atração à parte nas festas juninas, e algumas, erguidas em festas tradicionais, impressionam pelo tamanho. Mas segundo o Corpo de Bombeiros, é proibido atear fogo em área urbana em qualquer época do ano, isto é: acender fogueira está sujeito à punição. E a fiscalização deve ser feita por meio dos municípios.
Para evitar problemas e fazer tudo dentro da legalidade e com segurança, os organizadores das festas precisam procurar os órgãos ambientais de sua cidade, assim, a fogueira será autorizada e seguirá todos os trâmites legais de uma festividade tradicional dessa época do ano.
Dicas para evitar acidentes
Assim que sua fogueira foi autorizada, é hora de preparar tudo para que ela se torne uma atração segura e bonita para todos da festa. Confira algumas dicas importantes:
- construa a fogueira longe de residências e de produtos inflamáveis;
- antes de realizar a fogueira, limpe a área ao redor para evitar que as chamas se alastrem;
- no fim da festa, ao apagar o fogo, é importante jogar água e enterrar as cinzas;
- deixe um espaço de proteção, evitando que as pessoas fiquem muito próximas da fogueira;
- evite brincadeiras de saltar fogueira e dançar em volta.
- não deixe fogos de artifício ou bombas perto do fogo.
O que fazer em caso de acidentes?
Mesmo seguindo os protocolos de segurança, acidentes ainda podem ocorrer. Por isso, em casos de queimaduras, a primeira coisa a fazer é afastar a vítima da fonte de calor e avaliar a extensão da lesão.
Os socorristas do SAMU orientam ainda que seja mergulhada a área queimada em água limpa e fria para aliviar a dor. Depois disso, pode envolver o membro afetado em um pano limpo e encaminhá-lo ao hospital o mais rápido possível.
Queimaduras de até 15% de área corporal podem ser consideradas de baixo risco, exceto as que atingem o pescoço e a face. Você pode mensurar o tamanho da área atingida tendo como base a palma da mão, equivalente a 1%.
Fique atento ao que NÃO se deve fazer em caso de queimadura:
- NÃO utilize cremes
- NÃO passe nenhuma pomada
- NÃO use pasta de dente
- NÃO coloque pó de café ou nenhum outro remédio caseiro sobre a lesão
- NÃO estoure as bolhas, nem coloque gelo sobre a queimadura.
Seguindo todos os cuidados, a fogueira de São João será pura diversão e alegria. Seja consciente e aproveite seu arraiá com segurança.
Em caso de acidentes, ligue para:
193- Corpo de Bombeiros
192- SAMU
0 comentários