Seja na escada de um prédio ou na saída do cinema, certamente, você já deve ter visto a iluminação de emergência. Ela é muito comum nos condomínios, empresas, indústrias e lojas comerciais. No entanto, apesar de não ser muito utilizada nas residências, ela também é recomendada.
A função da iluminação de emergência é indicar as saídas, evitando que acidentes aconteçam quando há baixa visibilidade. Sendo assim, caso haja alguma intercorrência (como a falta de luz), as pessoas conseguem sair do local com segurança. Ou, no caso da falta de luz, é possível continuar com boa visibilidade em casa até que a situação seja regularizada.
Nesse aspecto, a escolha do modelo ideal é extremamente relevante para garantir o máximo de segurança. No entanto, alguns termos técnicos, como lúmens e watts, podem gerar dúvidas para eleger qual o mais adequado. Continue conosco e conheça a diferença entre eles e saiba como escolher a iluminação ideal. Vamos lá?
O que são lúmens?
De forma objetiva, lúmen é uma unidade de medida usada para medir o fluxo luminoso de uma lâmpada, ou seja, a quantidade de luz que é emitida em todas as direções. Sendo assim, quanto maior for o lúmen, mais luminosidade será emitida pela lâmpada.
Inclusive, a NBR ISO/CIE 8995-1:2013, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estipula o valor médio da intensidade de iluminação adequada para cada cômodo.
Então, aliado aos lúmens, temos o cálculo que indica a iluminância, que pode ser interpretado como a medida em lux (lx), a qual é muito importante, pois permite o maior conforto dos ambientes.
Talvez você possa estar se perguntando: “Como consigo verificar se a lâmpada é apropriada ao cômodo?”. Simples, basta dividir a taxa de lúmen (indicada na embalagem) pela área do ambiente em questão. O resultado que você encontrar é o que conhecemos como iluminância.
O que são watts?
Diferentemente dos lúmens, os watts são unidades de potência, calculadas multiplicando a tensão (a qual é medida em volts) pela corrente elétrica (medida, por sua vez, em amperes). Isso quer dizer que watts é a quantidade de energia usada por uma lâmpada a fim de produzir a luz.
Uma quantidade específica de energia é gasta por cada lâmpada, onde a potência é o fator de maior impacto em relação a essa quantidade. Em outras palavras, se uma lâmpada tiver mais watts, mais energia ela vai consumir e, com isso, o custo relacionado à utilização será maior.
O cálculo de consumo (watt-hora) é bem simples: basta multiplicar a potência que a lâmpada tem pelo tempo que ela estiver sendo usada. Vamos a um exemplo? Digamos que uma lâmpada de 100 W permanece acesa por 5 horas, todos os dias, por 30 dias. Isso promoverá um consumo de 15.000 watts-hora ou 15 kWh ao mês.
Afinal de contas, como escolher o modelo de lâmpada ideal na iluminação de emergência?
Ok. Você chegou até aqui e, com certeza, já entende a diferença entre lúmens e watts. Porém, para escolher o modelo de lâmpada ideal é preciso que você fique atento à intensidade de luz que cada ambiente requer.
Após isso, o rendimento luminoso deve ser observado para, então, escolher o modelo que atenda de forma satisfatória a sua necessidade de economia com energia.
Uma dica muito importante na hora de escolher a iluminação de emergência ideal é você conseguir aliar a iluminância com o bom rendimento da luz, sempre observando o tipo de ambiente: essa é a chave para o sucesso!
Sabia que a Mocelin tem diversas opções em iluminação de emergência?
Talvez você ainda não saiba, mas a Mocelin fabrica e comercializa muito mais do que extintores! Sendo assim, a empresa tem diversas opções em iluminação de emergência. Os produtos foram desenvolvidos para emergências, quando há falta de energia elétrica.
As luminárias Mocelin atendem a todos os requisitos e normas estipuladas pelos Bombeiros, ideal para saídas de emergência em residências, escritórios, escadas de serviços, supermercados, elevadores, restaurantes, escolas, dentre outros.
Elas também têm uma ótima capacidade de armazenamento de energia, para fornecer mais luminosidade quando acionadas. Além disso, têm autonomia de três a seis horas. Incrível, não é mesmo?
E aí, gostou de conhecer a diferença entre watts e lúmens e saber como escolher a iluminação de emergência ideal? Então, que tal conhecer a nossa linha completa de iluminação de emergência? Clique aqui e confira diversas opções dos Extintores Mocelin.
0 comentários