Em condomínios e demais estabelecimentos com grande fluxo de pessoas é comum nos deparamos com as portas corta fogo.
Esse importante equipamento de prevenção e combate a incêndio tem uma função primordial: bloquear, impedir e retardar a propagação das chamas, bem como do calor, fumaça e gases.
Além disso, onde há uma porta corta fogo é uma rota de fuga segura em caso de princípio de incêndios.
Mas na prática, você sabe como é feita e o que é uma porta corta fogo? Continue a leitura e tenha acesso a essas e outras informações sobre o assunto.
O que é uma porta corta-fogo e como são feitas?
Também conhecida como porta de emergência, a porta corta fogo, como já dissemos acima, é um equipamento de prevenção e combate a incêndio.
Elas são fabricadas com chapas de aço galvanizado. Justamente porque precisam ser altamente resistentes ao fogo. Também podem receber um acabamento de inox ou pintura. O interior deste tipo de porta é revestido de material isolante térmico de alta densidade, e é este produto que garante maior resistência ao fogo.
Quais elementos integram uma porta corta fogo?
Existem dois tipos de fechaduras para este tipo de porta.
- Fechadura para PCF de sobrepor: é instalada por cima da folha da porta, não sendo necessário cortar a porta. Agiliza o processo de instalação, mas não fica esteticamente tão bonito.
- Fechadura para PCF de embutir: é instalada por dentro da porta, se fazendo de um corte na lateral. O trabalho de instalação leva mais tempo, porém, o resultado final é uma porta mais bonita para o seu condomínio.
Além disso, é bom salientar que as fechaduras também podem ter tranca com chave ou ser sem tranca. Portas que possuem tranca – como o acesso a casa de máquinas de elevadores – somente podem ser trancadas no lado externo, mantendo o lado interno livre. Portas localizadas em rotas de fuga nunca podem ser trancadas.
Confira também outros detalhes da porta corta fogo:
- Dobradiça para porta corta fogo
- Mola para porta corta fogo
- Eletroímã para porta corta fogo
Indicação para o uso das portas corta fogo
Segundo a NBR 11742 a instalação de portas corta fogo é recomendável nos seguintes locais:
- Nas escadas de emergência de edifícios e suas respectivas câmaras;
- Em áreas de refúgio;
- Em paredes utilizadas na separação de riscos industriais e comerciais e compartimentos de áreas, desde que utilizadas exclusivamente para passagem de pessoal;
- Áreas de acesso restrito, que tenham ligação direta com as rotas de fuga;
- Acesso às passarelas e outros locais que interliguem edifícios;
- Portas em corredores que tenham acesso às rotas de fuga;
- Acesso a locais de medição, proteção e transformação de energia elétrica.
Porta corta fogo e a manutenção
Assim como qualquer equipamento de prevenção e combate a incêndio, a porta corta fogo precisa estar em perfeito estado de conservação para que funcione de maneira adequada.
Por isso, é necessário fazer a manutenção regular desse equipamento. Ou seja, é preciso ficar atento à lubrificação das dobradiças e ajustes das molas. Também é importante verificar as fechaduras e barras antipânico.
Outro ponto relevante é a manutenção da parte elétrica. O produto precisa ser testado regularmente, garantindo assim que em caso de incêndio a porta desempenhe seu papel de proteção.
Na Mocelin você encontra o modelo de Porta Corta Fogo folha simples – P90. Acesse o link https://bit.ly/3YgbVfq e confira as informações completas sobre o equipamento.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks