Na hora de começar um negócio próprio, muita gente tem medo de arriscar.
Quem desiste do sonho, alega que a experiência pode colocar todo o projeto por água abaixo.
Mas e no mundo das franquias? Será mesmo que para abrir uma franquia é preciso ter experiência? Faz mesmo diferença ou é apenas um plus que você pode dar no início do seu empreendimento?
Tire essa e outras dúvidas no artigo de hoje. Boa leitura.
Preciso ter experiência para abrir uma franquia?
Vamos começar sendo bem diretos. A resposta é NÃO. Isso é um mito.
As franquias são modelos de negócios que já possuem experiência no mercado, conquistaram uma fatia de clientes e estão com suas marcas consolidadas. Sendo assim, para quem deseja iniciar no mundo empresarial, ser franqueado é uma excelente opção.
E o melhor: este tipo de negócio favorece quem não tem experiência. Lógico que toda vivência no mundo empresarial, e todo seu conhecimento em outras áreas é válido, mas não é um fator determinante para se ter sucesso como franqueado.
Tanto é verdade, que você vai encontrar por aí histórias de homens e mulheres que começaram seu negócio sem nenhuma experiência, e hoje são gestores de franquias de sucesso no mercado.
Por que será que isso acontece? Vamos descobrir essa resposta juntos.
O que você precisa para ser um franqueado:
- Disposição é mais importante que ter experiência: quando o assunto é franquia, ter experiência até ajuda (como na maioria dos negócios), mas estar disposto a encarar os desafios que vem pela frente será um diferencial muito maior para o sucesso da sua empresa.
- Estar aliado com as orientações e práticas prescritas pela franqueadora: as franquias já seguem um modelo de negócio, e os novos franqueados que seguirem as práticas adotadas e já testadas no mercado, têm mais chances de decolar.
- O franqueado adquire toda a expertise da franqueadora: esse é um dos pontos mais relevantes deste modelo de negócios. Ao abrir uma franquia, você conta com todo o know-how e as experiências bem-sucedidas da marca. Isso, em médio e longo prazo, transforma o franqueado em um especialista.
- Todo o suporte necessário: sim, quem abre uma franquia recebe todo o suporte necessário, em todas as etapas e de modo permanente.
- Franqueadoras oferecem treinamento para novos franqueados: ao abrir uma empresa, é natural não saber o que fazer em todos os processos. Por isso, a franqueadora oferece oportunidade de aprendizado e de atualização a seus franqueados. Sem dúvida, o treinamento compensa a falta de experiência do início, proporcionando excelentes resultados.
Em resumo, você não precisa ter experiência para abrir uma franquia. Na maioria dos casos, é fundamental ter muita disposição para aprender, ter coragem de encarar o mundo do empreendedorismo e colher os resultados.
Se você nunca empreendeu antes, vai gostar também deste outro artigo do nosso blog. Acesse agora e confira https://bit.ly/3Hs446n
0 comentários