Antes de começar este post, esclarecendo os pontos que divergem entre o alarme endereçável e o convencional, é preciso ter em mente a importância dos sistemas de prevenção contra incêndio para proteger vidas e garantir a estrutura física dos patrimônios.
A função principal de um sistema de detecção e alarme é preservar a saúde e bem-estar das pessoas. E por isso, é de suma importância que os produtos sejam de alta qualidade e com certificação, proporcionando assim a segurança dos ambientes residenciais e comerciais.
Sistemas de alarme de incêndio são obrigatórios em todos os estados brasileiros, bem como, é imprescindível que recebam manutenção, para que estejam em boas condições de uso sempre que for necessário.
Sistema de detecção e alarme: o que são
Existe uma diferença entre sistema endereçável e convencional, porém, ambos são considerados sistemas de detecção e alarme de incêndio. O primeiro ponto relevante é saber que o funcionamento do sistema está enquadrado dentro da NBR 17240, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Além disso, um sistema completo é composto pelos seguintes itens:
- central de alarme;
- acionador e detector de temperatura ou fumaça;
- sinalizador audiovisual;
- acionadores manuais.
É importante você ter em mente também, que além desta normativa, há outras portarias de órgãos de segurança que fiscalizam essa rede de proteção, entre eles, o Corpo de Bombeiros.
Sistema endereçável: o que é?
Como o próprio nome já diz, o sistema endereçável permite que cada um dos dispositivos integrados sejam reconhecidos com precisão. No momento em que ocorre um sinistro, por exemplo, o sistema recebe um número, chamado de endereço, e o dispositivo é acionado, emitindo um sinal de alerta para a central.
Dessa forma, é possível identificar o ponto exato da ocorrência e também o tipo de dispositivo. Graças a essa eficiência, o sistema oferece agilidade na prevenção de incêndios, informando diretamente no display da central, qual dispositivo foi acionado e sua localização.
Na prática, isso significa redução dos riscos e maior garantia de proteção. O sistema de detecção endereçável normalmente é usado em ambientes com maior fluxo de pessoas, como clínicas médicas, centros de convivência e acolhimento de idosos, entre outros.
Um diferencial deste sistema é que tanto os dispositivos de entrada como os de saída são comandados diretamente pelo laço da central. Isto é: os equipamentos possuem o mesmo protocolo de comunicação da central, podendo ser conectados de forma direta no laço da central por meio de dois fios de laço vermelho (positivo) e preto (negativo).
Sistema convencional: o que é?
Este sistema é muito comum em condomínios, e você já irá entender o motivo.
Diferente do endereçável, o convencional é fundamental para quando não há necessidade de se determinar a localização exata do foco de incêndio. Isso porque, nesse caso, os dispositivos têm a função de cobrir uma zona ou setor.
Se houver um disparo, a central tem a capacidade de informar em qual deles ocorreu o problema, porém, sem exatidão. Sendo assim, o uso desse sistema é indicado para áreas menores, ficando mais rápido e fácil chegar à ocorrência com sucesso.
Segurança e prevenção
Os dois sistemas são excelentes para oferecer segurança a você e seu patrimônio. Na hora de escolher, lembre-se: a diferença básica entre o endereçável e o convencional é a instalação, já que o convencional exige menos pontos e é mais simples. Gostou desse conteúdo? Acompanhe o Blog da Mocelin e fique por dentro das novidades do mercado de segurança e prevenção de incêndios. Confira toda a linha de produtos e faça o melhor negócio para você viver seguro!
0 comentários