Cada material combustível tem uma característica diferente. Isso significa que ele queima de uma forma distinta. Sendo assim, de acordo com o tipo gerador do fogo, podem existir até cinco tipos diferentes de classes de incêndios e, consequentemente, um tipo diferente de extintor para combatê-lo.
Por isso, saber identificá-la é o grande segredo para combater o fogo de uma forma eficaz e sem acarretar em danos materiais ou à vida. E é exatamente isso que traremos no conteúdo de hoje: conheça os principais tipos de incêndio e o extintor ideal para cada um deles. Vamos lá?
Extintor Classe A: materiais sólidos
Os materiais sólidos combustíveis são: papel, madeira, tecidos, borracha, madeira, estofamento, fibras e algodão. Eles queimam em profundidade e extensão e deixam resíduos (como carvão e cinza).
Para combater esse tipo de incêndio, o agente extintor mais recomendado é a água (H2O), porque penetra e resfria o ambiente. Dessa forma, transforma a água em vapor, abafando as superfícies.
Extintor Classe B: líquidos e gases inflamáveis
Os líquidos e gases inflamáveis (sólidos e líquidos) são a gasolina e outros diversos combustíveis, como querosene, graxas, álcool, tintas, óleo, parafina e outros. Eles queimam em extensão (somente em superfície), entretanto, normalmente não deixam resíduos.
Recomenda-se a utilização de extintores com pó químico seco BC ou ABC, bem como os com base de gás carbônico (CO2). Os extintores com espuma mecânica também podem ajudar, em casos de líquido sob pressão, derramamento em gravidade, etc — somente se o incêndio não for tridimensional.
Extintor Classe C: equipamentos elétricos energizados
Os incêndios que são categorizados com a classe C são aqueles em que o fogo se origina com equipamentos elétricos energizados. Por exemplo, máquinas, transformadores, equipamentos elétricos, computadores, quadros de força de energia, motores e todos os materiais que têm aplicações de energia elétrica.
Para combater esse tipo de incêndio, os extintores de pó químico seco à base de potássio ou bicarbonato de sódio (BC) , o fosfato monoamônico (ABC) e os extintores de gás carbônico (CO2) são as alternativas corretas.
Classe D: materiais pirofóricos
Os materiais pirofóricos são: Sódio (Na), Zinco (Zn), Magnésio (Mg), Potássio (K), Bário (Ba), Cálcio (Ca), Alumínio (Al), Zircônio (Zr) etc. Eles têm alta capacidade de inflamar.
Esse formato de fogo tende a apresentar alguns comportamentos diferentes dos demais, pois esses materiais provocam uma reação em cadeia durante a combustão. Para romper essas chamas são a base de um pó químico especial da classe D, referente a cada categoria de metal.
Classe K: cozinhas industriais, comerciais e residenciais
Os incêndios em classe K costumam acontecer nas cozinhas industriais, comerciais e residenciais, normalmente durante o preparo dos alimentos, quando utilizadas fritadeiras, fornos elétricos e grelhas.
Para solucionar esse problema é utilizado extintores a base de Acetato de Potássio. Esse é o formato mais recente de incêndio, entretanto, por se tratar de materiais muito resistentes ao fogo, merecem a sua atenção.
Extintor ideal para cada tipo de incêndio
Para simplificar, criamos uma tabela com o resumo sobre o extintor ideal para cada tipo de incêndio. Confira!
Tabela Tipo de Extintores e suas aplicações
[table id=1 /]
Você gostou de aprender mais sobre qual é o extintor ideal para cada tipo de incêndio? Então, que tal continuar acompanhando o nosso trabalho nas redes sociais? Estamos presentes no Facebook e Instagram!
Muito importante
Excelente Material
Muito importante esse conteúdo pude entender bastante!