Muitas pessoas têm o sonho de se tornarem empreendedores, mas não se sentem preparadas para encarar o mundo dos negócios.
Por outro lado, há os que acreditam que o mercado de franquias seja uma decisão mais fácil para dar este primeiro passo rumo ao negócio próprio, mas uma coisa é certa: apesar do modelo de franchising ter inúmeras vantagens para quem está começando, ele também requer uma dose de ousadia e muita coragem para se destacar.
Mas afinal, qual o momento certo para investir em uma franquia e contar com um retorno seguro? Nesse artigo, selecionamos algumas dicas básicas para você aumentar suas chances de ter um investimento bem-sucedido nesta área. Boa leitura e bons negócios.
Quais os principais pilares do investimento em franquia?
1- Estude o cenário atual do mercado
Não arrisque. Antes de entrar em um negócio você precisa conhecer e, principalmente, entender o mercado que deseja investir. Caso não seja experiente na área, estude ainda mais e busque consultorias de quem entende do assunto.
Mas a rede de franquias não tem treinamentos e capacitações para os franqueados? Tem sim, mas antes de iniciar todo o processo é interessante que o futuro empreendedor esteja por perto das particularidades do mercado e do modelo de franquias. Dessa forma, o primeiro contato com a franqueadora será bem mais proveitoso.
Depois, mantenha um canal aberto com representantes da franqueadora. É importante tirar todas as dúvidas e alinhar as expectativas. Geralmente, é nessas conversas que as decisões são fechadas e seguem adiante.
2- Faça uma autoavaliação
Nem todas as pessoas têm o feeling empreendedor. Isto é, você pode não ter habilidades fundamentais para se tornar dono do próprio negócio.
Sendo assim, é imprescindível avaliar o seu momento individual antes de tomar a decisão. Uma excelente notícia é que nos últimos anos, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor obteve 41,8% de aumento de faturamento, e se manteve em ascensão mesmo diante da crise econômica gerada pela pandemia.
O que torna o investimento em franquias muito vantajoso. No entanto, fazer uma autoavaliação das suas habilidades e competências, experiências e expectativas, é vital para o sucesso do negócio em um futuro bem próximo.
A Mocelin conta com um time de especialistas para ajudar nesse processo de autoconhecimento. Mas essa etapa é fundamental que você realize também com sua família e amigos mais próximos.
3- Decida qual será o capital inicial
O mercado de franquias oferece um leque de possibilidades. Há franquias de vários segmentos e tamanhos, o que torna o negócio viável para um maior número de pessoas. Contudo, é importante ter os dois pés no chão e estabelecer qual capital você irá disponibilizar para iniciar o projeto.
Ter tudo na ponta do lápis é o caminho para não ter surpresas desagradáveis e dores de cabeça desnecessárias. Lembre-se que abrir uma franquia demanda um investimento inicial, afinal, você vai comprar o modelo de negócio da empresa.
Se for uma franquia física, há que se pensar nos custos com o ponto comercial, reforma, padronização, manutenção, operação da loja nos primeiros meses, entre outros. Na prática, até que a loja comece a se pagar, o empreendedor precisa ter caixa.
Modelos de franquia Mocelin para cada perfil de empreendedor
● Smart: trata-se de um modelo de franquia de até 50 m² da MOCELIN, com uma proposta enxuta, menor necessidade de investimento inicial e um excelente retorno sobre o investimento.
● Modelo Plus: é uma opção de venda que traz o conceito de negócio amplo, priorizando o atendimento de um número maior de clientes. É a franquia de até 100 m², maior possibilidade de ganho e também um excelente retorno sobre o investimento.
● Modelo Premium: como o próprio nome já diz, traz um status diferenciado para quem a adquire. É a maior franquia ofertada aos interessados, com até 200 m², possuindo uma proposta diferenciada, gerando maior possibilidade de ganho.
Somos associados à Associação Brasileira de Franchising (ABF)
A Associação Brasileira de Franchising é amplamente consolidada e reconhecida mundialmente. Para você ter uma ideia, hoje, a ABF é a principal instituição que rege a franchising no Brasil. Conta com mais de 1.250 associados e está em constante evolução no setor.
Retorno do investimento seguro: franquia Mocelin
O Payback da franquia Mocelin tem retorno seguro. E isso se deve pelo fato da empresa estar no mercado há 33 anos.
A Mocelin é referência no segmento de prevenção e combate a incêndios, dessa forma, seus franqueados contam com a estrutura de uma marca consolidada e validada pelo público.
Quer saber mais sobre nossas franquias? Acesse o artigo https://bit.ly/3JeFw0P e tenha todas as informações que você precisa para dar o primeiro passo.
0 comentários