Talvez você não saiba, mas o gás não tem cheiro.
O que sentimos nos ambientes quando há um princípio de vazamento é o odor do composto a base de enxofre (mercaptana). Ele é adicionado ao gás justamente para revelar a sua presença caso haja um problema, evitando assim possíveis acidentes.
E já que estamos falando de gás e segurança, não podemos esquecer de um equipamento fundamental para o bom funcionamento do produto: o regulador de pressão de gás. Eles são usados nos segmentos doméstico, comercial e industrial, e são vistos em fogões, fornos, lareiras, etc.
A principal função é regular a pressão e vazão dos fluidos, para a correta utilização dos equipamentos de consumo.
Outro detalhe importante. Você sabia que os reguladores de pressão estão divididos em estágios, e que cada um deles têm uma determinada função? Continue a leitura e entenda as diferenças.
Quais são os estágios dos reguladores para gás?
Vamos lá. Os reguladores para gás estão divididos em estágios. São eles:
- Estágio único: este estágio tem uma regulagem que reduz a pressão interna do botijão diretamente para a pressão de operação do aparelho de queima.
- Primeiro Estágio: nesse caso, o regulador reduz a pressão interna do botijão para um valor intermediário. De modo geral, é utilizado para transportar o gás dentro das tubulações, em distâncias longas, e ainda, onde há vários pontos de abastecimentos.
- Segundo Estágio: a pressão interna das tubulações fica no “valor intermediário”, isto é, para a pressão de operação do aparelho de queima.
- Terceiro Estágio: este regulador é mais utilizado na substituição de equipamentos de queima por modelos de maior potência, já que a tubulação existente não comporta a nova quantidade de gás. Sendo assim, o recomendável é trocar o regulador de segundo estágio para um modelo com uma pressão de saída de 750 mmca, com regulador de terceiro estágio.
Cuidados na utilização do regulador de gás
Com segurança não se brinca. Por isso, a recomendação do Inmetro é comprar válvulas que possuem o selo de certificação, assim como os demais equipamentos de combate e prevenção a incêndios.
No regulador, confira se ele possui o código NBR 8473 para saber se está seguindo todas as normas estabelecidas. Não esqueça também de conferir a data de validade do botijão de gás e seus acessórios, como mangueiras e válvulas.
0 comentários