A estação mais fria do ano combina com ambientes mais quentes e aconchegantes.
Por isso, para driblar as baixas temperaturas, é comum as pessoas recorrerem a equipamentos elétricos e as famosas lareiras. Aliás, quem não gosta de uma conversa boa pertinho do fogão a lenha da família, não é verdade?
Contudo, é importante ressaltar que o uso desses equipamentos pode causar incêndios e colocar a vida das pessoas em perigo, causando perdas também ao patrimônio.
No artigo de hoje, você vai saber exatamente como manusear esses produtos, minimizando os riscos e curtindo o melhor do inverno em segurança.
Encha sua xícara de café ou chá para se aquecer e boa leitura!
Principais causas de incêndios domésticos no inverno
Muitos itens fazem parte das residências, condomínios e empresas durante o inverno. São lareiras, fogão a lenha, ou os tradicionais aquecedores elétricos, lençóis térmicos e outros.
No entanto, segundo dados do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, no inverno aumenta também o número de ocorrências ligadas ao mau uso desses equipamentos, bem como do perigo dos materiais inflamáveis.
Saiba quem são eles: os maiores causadores de incêndios domésticos
- Lareira e fogão a lenha: geralmente, o incêndio é ocasionado pela fagulha que se desprende e pega em algum material inflamável. Fique atento ainda ao descarte das cinzas em recipientes impróprios. Essa prática pode provocar uma combustão.
- Equipamentos elétricos: aquecedores e lençóis térmicos são campeões de acidentes domésticos, especialmente de queimaduras. Quando usados de forma errada podem causar incêndios.
- Sobrecarga na rede elétrica: vários aparelhos ligados na mesma tomada podem acarretar superaquecimento dos fios. A consequência é um curto-circuito, que dependendo da intensidade gera um incêndio de grandes proporções.
Como prevenir os incêndios no inverno
Para evitar que acidentes e até tragédias aconteçam, é preciso manusear bem esses equipamentos. Mas se ainda assim, ocorrer um problema ou um princípio de fogo, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado rapidamente.
Veja as principais dicas de prevenção:
Lareiras e fogão a lenha:
- faça manutenção preventiva;
- limpe a chaminé para não acumular resíduos;
- mantenha distante cobertor, sofá e móveis que possam sofrer combustão;
- não use lenha em excesso;
- mantenha o ambiente ventilado.
Equipamentos elétricos:
- verifique se há certificação do Inmetro;
- faça revisões no equipamento;
- não coloque o aparelho em áreas de circulação;
- mantenha afastado tapetes, estofados, cortinas e roupas;
- desligue o equipamento sempre que estiver em desuso.
Materiais inflamáveis:
- deixe-os longe da cozinha;
- mantenha-os distante de aparelhos elétricos;
- cuidado com álcool em gel. Mesmo seco, se trata de um produto inflamável.
Tomando todos os cuidados necessários, os ambientes ficam aquecidos e seguros, e você pode aproveitar a estação mais fria do ano com tranquilidade.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos, afinal, quanto mais pessoas tiverem acesso à informação, menos acidentes e mais segurança para todos.
0 comentários