Antes da pandemia de Covid-19, as franquias eram modelos de negócio de sucesso.
Mas foi durante este período difícil, em que pessoas perderam seu emprego e empreendedores contabilizaram prejuízos, que o setor de franchising ganhou ainda mais destaque.
Mas apesar de ser um modelo de sucesso, é preciso entender o funcionamento das franquias para que sua empresa se mantenha firme e seja reconhecida no comércio local.
Um dos pontos positivos da franquia é que este formato oferece mais segurança e menos burocracia. E isso vale para os dois lados: franqueado e franqueador.
Na verdade, justamente porque as empresas que se tornam franquias possuem maior conhecimento no mercado em que atuam, e se tornam empresas especializadas, o modelo oferece menos riscos em períodos de instabilidade.
Como destacar sua franquia no comércio local?
Vamos começar com noções básicas. Antes de escolher uma franquia, pesquisa sobre o setor, participe de feiras, converse com outros empreendedores que também se tornaram franqueados.
É muito importante que você esteja por dentro do assunto, assim, quando fizer o contato com a empresa que pretende representar na sua cidade ou região, terá informação e conhecimento.
Conheça os cases de sucesso de franqueados. Isso também lhe ajudará a perceber como eles trilharam o caminho e como melhoraram seu faturamento. Também é verdade que durante o processo você irá conhecer histórias de insucesso. Mas até elas serão de grande valia para tomar a decisão mais assertiva.
Anote as dicas para fortalecer sua franquia local:
● Invista em Geomarketing: empresas pequenas se tornam grandes por meio do franchising. Mas para se manter em crescimento é preciso uma boa estratégia é estar focado no mercado. A forma mais eficiente de fazer isso é por meio do Geomarketing. O Geomarketing leva sua mensagem de modo certeiro ao seu público. Essa técnica engloba inteligência sobre a localização do público para definição de futuras estratégias. Isso ajuda você a melhorar suas campanhas e alcançar seus consumidores. Tenha também um site que apresente sua marca e que exponha seus produtos. Demonstre autoridade no mercado.
● Aposte em personalização: uma franquia pode se destacar tendo sua própria personalização. Afinal de contas, cada cliente é único e sua empresa deve se comunicar de formas diferentes. No comércio local, isso fica ainda mais evidente, porque as pessoas tendem a se conhecer pelo nome, ou porque são vizinhos. A dica é ter um bom relacionamento com o franqueado, assim é possível inovar de forma ordenada e sem comprometer a essência da marca.
● Liderança e inovação: todo empreendedor precisa inovar. E isso vale também para quem se propõe a ser dono de uma franquia. Não espere apenas a franqueadora apresentar as soluções para seus problemas. Lembre-se que o foco sempre deve ser o consumidor. Inove nas experiências com sua marca, construindo oportunidades para seu cliente virar fã do seu negócio.
● Foque na experiência do cliente: um dos grandes desafios de quem vai franquear é manter a experiência do cliente. Isso acontece, porque ao falar de franquias, logo pensamos no padrão da marca. Mas mesmo com produtos e serviços padronizados, você pode melhorar a experiência do cliente com sua empresa. Reforce a cultura da sua marca e faça seu negócio ser referência no comércio local.
Além de todas essas dicas, você não deve esquecer de criar soluções e campanhas diferenciadas. Para que sua franquia tenha o destaque que ela merece, será preciso investir em novas ações de vendas.
Elabore novos catálogos digitais para enviar aos clientes. Crie estratégias para ganhar relevância na internet. Faça anúncios profissionais nas redes sociais. Gerar conteúdo pelo Instagram também pode impulsionar suas vendas na loja física e no e-commerce.
Se tiver alguma dúvida sobre este assunto entre em contato com alguém de nossa equipe. A Mocelin oferece excelentes oportunidades de negócios por meio do modelo de franquias. Quer saber mais? Confira mais informações no link https://bit.ly/2Yhqcye
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