Você sabia que para apagar o fogo de equipamentos elétricos (fiação elétrica, computadores, eletrodomésticos, computador, telefone, quadros de força etc), existe um tipo de extintor específico para essa finalidade? Por isso, você precisa conhecer o extintor para eletricidade.
Afinal, se você tentar apagar esse tipo de incêndio com um extintor a base de água, por exemplo (que funciona muito bem em madeira, papel e outras substâncias inflamáveis), pode ter um estrago ainda maior — isso porque a água conduz eletricidade e, ao atingir as fiações elétricas, pode criar riscos mortais.
Isso acontece porque alguns extintores são ótimos para eliminar determinadas chamas, entretanto, têm efeito contrário em outras. Vamos entender mais sobre o assunto? Venha conosco!
Entenda quais são as formas de propagação do fogo
Existem três formas de propagação do fogo. Confira quais são elas:
- condução: forma pela qual o calor se transmite de corpo para corpo, de molécula em molécula. Ele consome o fogo de forma gradual;
- convecção: quando o calor é transmitido por uma massa de ar aquecida, por meio de compartimentações, de um ambiente para o outro. Isso acontece porque a transmissão de calor por massa de ar aquecida;
- irradiação: é quando o calor é transmitido por meio de ondas caloríficas por meio do espaço.
Veja quais são os principais tipos de extintores
Todos os extintores têm um cilindro de metal que tem um agente extintor (seja água, pó químico, dióxido de carbono ou espuma). Ao pressionar a alavanca da parte superior do cilindro e o agente confinado é expelido com grande pressão — parecido com uma lata de spray aerosol.
Vamos relembrar quais são os principais tipos de extintores? Confira:
- Extintor de Água Pressurizada;
- Extintor de Bicarbonato de Sódio (BC);
- Extintor de Espuma Mecânica;
- Extintor de Fosfato Monoamônico (ABC);
- Extintor de Dióxido de Carbono (CO2);
- Extintor de Halon;
- Extintor de NAF; e
- Extintor de Acetato de Potássio.
Veja quais são as classes dos incêndios de eletricidade
Como você já deve ter visto aqui no nosso blog, os extintores são classificados por categorias. Confira quais são as classes correspondentes aos incêndios que iniciam por causas elétricas e energizadas.
Classe C: o melhor extintor para eletricidade
Os extintores da classe C são provenientes para os incêndios ocorridos em materiais energizados. Como eles proporcionam alto risco, precisa de agentes extintores que não conduzem a eletricidade.
Esse tipo de extintor podem possuir carga com gás carbônico, que tem uma capacidade condutora praticamente nula, bicarbonato de sódio ou monofosfato de amônio. O extintor de gás carbônico funcionará por abafamento (expele CO2 e reduz a concentração de oxigênio no ar), por isso, deve ser aplicado de forma rápida e homogênea, uma vez que se dissipam com extrema facilidade.
O melhor de tudo é que esse tipo de extintor pode ser utilizado nesses aparelhos eletrônicos e não causam danos aos mesmos. Além disso, o ambiente fica sem resíduos e após o seu acionamento abandone a área e ventile bem o local. Para que o gás se dissipe.
Os extintores de pó químico seco do tipo ABC apaga a grande maioria dos incêndios. Eles podem ser utilizados em equipamentos elétricos, materiais sólidos e gases inflamáveis.
E os extintores de classe BC, como o bicarbonato de sódio são aqueles que combatem incêndios da classe B (líquidos inflamáveis) e C (materiais elétricos e energizados).
Veja como utilizar o extintor para eletricidade
Quer conferir como utilizar o extintor para eletricidade? É muito fácil, veja:
- retire a trava de segurança da válvula;
- em caso de extintor de gás carbônico segure no punho, caso seja de pó segure na mangueira;
- aperte o gatilho;
- direcione a mangueira para as chamas;
- faça movimentos circulares para que possa abranger grande parte do fogo, assim combatendo-o.
Como deve ser a manutenção do extintor para eletricidade?
Os extintores de CO2 precisam ser pesados e inspecionados semestralmente. Afinal, se a carga do cilindro estiver com uma perda maior do que 10% da sua capacidade, ele precisa ser recarregado.
Além disso, a cada cinco anos precisam ser realizados testes hidrostáticos — muito importante que esse processo seja realizado por uma empresa especializada, dentro das normas da ABNT.
Entenda como funciona o método de extinção por abafamento
O extintor funciona por meio do abafamento, que retira o comburente (incêndio) do foco do incêndio. Quando abaixamos os níveis de oxigenação, reduzimos o poder da combustão. Dessa forma, quando essa porcentagem de oxigênio reduz a 8%, o fogo deixa de existir.
Você gostou de aprender tudo sobre o extintor para eletricidade? Se sim, que tal conferir quais são os principais tipos de extintores? Boa leitura!
Robson, possivelmente tenha dado umidade por ter algum furo no manômetro para ter formado gotículas, a princípio não interfere no acionamento.
Excelente texto, simples, direto e eficiente. Parabéns.
Olá, Ricardo!
Agradecemos muito pelo elogio! Fico feliz que o texto tenha atendido suas expectativas.