A energia solar, limpa e renovável, ultrapassou a capacidade total de produção das usinas eólicas, e já é considerada a 2ª maior fonte energética do país.
Essa informação foi divulgada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Isso significa que os investimentos em energia solar serão cada vez maiores, e por isso, é importante que você entenda sobre as vantagens de utilizar essa energia sustentável. Hoje vamos explicar o que é e como funciona o sistema off grid, capaz de armazenar energia solar e não precisa de conexão com a rede elétrica.
Energia solar off grid: o que é?
Basicamente, o sistema de energia solar off grid, também chamado de sistema isolado ou sistema autônomo, não tem conexão com a rede elétrica. Para ficar mais claro: é um sistema que se sustenta sozinho, e consegue armazenar energia solar que excede em baterias.
Como funciona o sistema de energia off grid?
Você já sabe que este sistema é autônomo, ou seja, seu funcionamento não depende da rede elétrica. De modo geral, o sistema abastece os aparelhos domésticos e eletrônicos, usando a energia de forma direta.
Assim como o sistema on grid, o off grid também é usado nas atividades cotidianas, como bombeamento de água, iluminação, eletrificação de cercas, entre outros. Outra grande vantagem é que a energia solar pode ser armazenada em baterias e mesmo em dias nublados e chuvosos, bem como durante a noite, pode ser utilizada.
Contudo, o sistema off grid opera a partir da captação da luz solar, convertendo a energia solar em energia elétrica. Para que possa ser usada na prática precisa de equipamentos como painéis solares, inversor solar, controlador de carga e baterias.
Quais os diferenciais do sistema off grid?
Existem no mercado sistemas de pequeno e grande porte. Cada um tem suas características e atendem demandas diferentes. Os de pequeno porte geram energia em menor escala, mas ainda assim são desconectados da energia elétrica convencional.
Tanto para os de pequeno quanto para os sistemas de grande porte, o off grid possui as seguintes vantagens:
- Diminuição do consumo de combustíveis fósseis;
- Aumento da disponibilidade de energia;
- Redução de custos;
- Menor dependência de combustíveis fósseis;
- Diminuição de custos com transporte de combustíveis;
- Menor índice de emissão de gás carbônico;
- Redução de risco de acidentes.
Saiba a diferença entre o sistema off grid e on grid
O jeito mais simples de entender essa diferença é pensar na ligação de ambos os sistemas com a rede elétrica de distribuição. Entenda melhor:
- Sistema fotovoltaico off grid: É um sistema fotovoltaico isolado e autônomo, ou seja, não é conectado à rede e funciona por meio do abastecimento de baterias;
- Sistema fotovoltaico on grid: Trata-se de um sistema conectado à rede, permitindo que a energia gerada seja utilizada tanto para consumo local quanto em outro ponto da rede elétrica.
Você já sabia a diferença entre os sistemas off grid e on grid? Para receber mais informações como essa e ficar por dentro das novidades do setor, acompanhe tudo que rola no blog Mocelin.
0 comentários