Grande parte dos economistas já apontam para um cenário: 2022 será um ano cheio de desafios para o setor financeiro.
Isso porque, temos pela frente os reflexos da pandemia, novas variantes circulando e ainda será ano de eleições.
Mas em uma coisa todos concordam: o setor de franquias vem se preparando há muito tempo para encarar períodos difíceis e tem tudo para se manter em expansão.
Aliás, o setor evolui ano a ano e segundo o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedheim, não foi apenas o cenário econômico que mudou, tampouco as inovações deste modelo de negócios.
A relação entre franqueadores e franqueados está diferente, ganhando novas atribuições, dentro dos limites de atuação de cada ator desse ecossistema.
Se você está disposto a encarar essa fatia do mercado, fique atento às principais tendências previstas para o setor em 2022. Boa leitura e bons negócios.
Consultoria de campo híbrido
O profissional responsável pela consultoria percorre as lojas físicas para entender como anda o funcionamento e se elas estão seguindo os padrões estabelecidos pelas franqueadoras. Até aí, nada de novo.
Com o avanço do trabalho híbrido – uma mistura entre trabalho presencial e virtual – as videochamadas ganham ainda mais força. Um ponto positivo para as franqueadoras é a redução dos custos,com menos viagens e possibilidade de realizar mais reuniões em curtos períodos de tempo.
Treinamento on-line
Outra tendência que ficou ainda mais forte com a pandemia são os treinamentos on-line. Essa tendência vai crescer dentro dos modelos de negócios de franquia.
Isso porque, o processo se torna mais ágil, barato e pode ser implementado de forma tranquila pelas franqueadas.
Negócios sustentáveis
Cada vez mais, a sustentabilidade estará no foco dos clientes. E os clientes estão de olho nas empresas que não possuem essa responsabilidade social. Sendo assim, independente do nicho da franquia, essa é uma tendência que precisa ser levada em consideração.
Sistema colaborativo
Sabe o collab? A prática utilizada por diversos segmentos com a intenção de unir nomes, personalidades, marcas, entre outros, para fornecer diferentes serviços ou produtos para um certo público?
Então. Essa é uma forte tendência para 2022. E é tão importante ficar atento a isso, que até as lojas mais tradicionais vão começar a fazer colaborações para atingir o público e ser cada mais lembrada no mercado.
Microfranquias
Outra tendência são as redes com investimento inicial máximo de R$ 105 mil. Esses negócios funcionam muito bem como porta de entrada para pessoas que desejam se tornar novos empreendedores.
As microfranquias ganham destaque nos momentos de crise, mas geralmente conseguem escalar o negócio rapidamente, aquecendo o setor e se tornando referência dentro do segmento.
Franquia Mocelin
Presente no mercado há 33 anos, a empresa é referência na linha de combate e prevenção de incêndios, levando proteção e segurança a todo o Brasil. Contamos com três modelos de franquia:
● Smart: trata-se de um modelo de franquia de até 50 m² da MOCELIN, com uma proposta enxuta, menor necessidade de investimento inicial e um excelente retorno sobre o investimento.
● Modelo Plus: é uma opção de venda que traz o conceito de negócio amplo, priorizando o atendimento de um número maior de clientes. É a franquia de até 100 m², maior possibilidade de ganho e também um excelente retorno sobre o investimento.
● Modelo Premium: como o próprio nome já diz, traz um status diferenciado para quem a adquire. É a maior franquia ofertada aos interessados, com até 200 m², possuindo uma proposta diferenciada, gerando maior possibilidade de ganho.
Conte com nossa equipe para lhe ajudar em todo o processo de escalada do negócio, com treinamentos, capacitações, orientações e suporte técnico para instalação da franquia na sua cidade.
0 comentários