• SITE
  • A EMPRESA
  • PRODUTOS
  • SEJA UM FRANQUEADO
  • CONTATO
  • SAC
  • ORÇAMENTO

Triângulo de fogo: saiba o que é e qual a diferença entre fogo e incêndio

28 nov, 2022 | Informações | 0 Comentários

Você já ouviu falar sobre a Teoria do Fogo? Sabe o que é Triângulo do Fogo?

No artigo de hoje vamos explicar o que são essas definições e ainda mostrar que, apesar de parecer a mesma coisa, existe uma diferença entre fogo e incêndio.

Para começar, confira o quadro abaixo:

O que é Teoria do fogo:

Fogo: é uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor. Essa reação é denominada de combustão;

Incêndio: é todo o fogo não controlado pelo homem que tenha tendência de se alastrar e destruir;

Triângulo do fogo: para que exista fogo são necessários três elementos. São eles:

  • combustível: é todo corpo capaz de alimentar o fogo, como madeira, papel, tinta, algodão, entre outros. Os combustíveis líquidos possuem algumas características distintas, pois podem ser voláteis (que liberam vapores em temperatura ambiente, como o álcool, a gasolina e o éter); e os não voláteis (que praticamente não liberam vapores, como a graxa, tintas entre outros). Os vapores tornam os combustíveis voláteis com um maior grau de risco.
  • comburente: é o elemento químico existente na atmosfera que alimenta o processo de combustão, como, por exemplo, o oxigênio. O elemento comburente é o gás oxigênio (O2), que ao entrar em contato com o combustível gera uma reação. O oxigênio é indispensável para a combustão e isso pode ser visto em um experimento caseiro, abafando uma vela com um copo. Com o tempo, o fogo irá consumir todo o oxigênio dentro do copo e consequentemente, o fogo irá se apagar.
  • calor: é a condição favorável causadora da combustão. A energia necessária para o desenvolvimento e continuação da reação é o calor. Um exemplo, o papel e um combustível e ele está em contato com o oxigênio do ar, mas para que a queima ocorra, é necessário de uma ignição, como uma faísca por exemplo. Neste cenário, a combustão se inicia e libera o calor necessário para fornecer a energia que dará continuidade a cadeia.

Como vocês já devem ter notado, o fogo é formado por três elementos: calor, comburente e combustível. E esses três elementos unidos formam o chamado Triângulo do Fogo.

Compreendida essa parte, vamos agora explicar a diferença entre fogo e incêndio. Continue a leitura.

O que é incêndio?

Um fogo que se alastra, em grandes proporções, e que fica fora de controle, é chamado de incêndio. Geralmente, se trata de ocorrências com danos ao patrimônio e à vida das pessoas.

Os incêndios geram problemas muito graves, desde o comprometimento de estruturas, carbonização e até mesmo a inalação dos gases oriundos da fumaça. Todo esse cenário gera grande risco à segurança da população, e é por isso que trabalhar com equipamentos de combate e prevenção é de extrema importância.

Na prática, para apagar um incêndio, é preciso eliminar um destes três fatores presentes no Triângulo do Fogo.

Veja a seguir como se dá o processo:

  • Quando o calor é eliminado:

Para que não haja calor é necessário o resfriamento, que é um dos principais meios para combater o incêndio. O incêndio do tipo A é combatido de forma muito eficiente dessa maneira.

Vale lembrar que a eliminação do foco de incêndio é feita por meio do extintor, e para cada tipo de foco existe o modo correto de utilização dos equipamentos, bem como os produtos adequados.

Nos incêndios de classe C, por exemplo, são indicados extintores de pó químico seco, e não à base de água.

  • Quando o combustível é eliminado:

Este processo é feito por meio da eliminação da entrada de combustível, ou seja, se uma válvula de hidrogênio está aberta, é possível fechá-la e inibir que o combustível seja queimado. É usado esse método em incêndios para classes B e C, respectivamente para incêndios com líquidos e equipamentos elétricos.

  • Quando o comburente é eliminado:

Por abafamento ou cobertura, é possível evitar o contato do combustível com o oxigênio. Podemos citar o exemplo do óleo utilizado na cozinha. Geralmente, nesse tipo de incêndio, jogar água é um grande perigo. O meio mais correto para evitar que o incêndio se alastre é desligar o fogo e colocar um pano úmido por cima da frigideira. Isso vai impedir que o oxigênio alcance as chamas, e assim vai se apagar.

Agora que você já sabe o que é Triângulo do Fogo e a diferença entre fogo e incêndio, compartilhe o conteúdo com seus amigos e familiares. Quer conferir os produtos MOCELIN, referência na prevenção e combate a incêndios? acesse o link e confira agora mesmo.

0 comentários

Enviar um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catálogo de Produtos

Baixe grátis
Logo Mocelin
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir

tel

(46) 3534-8000

Local

RODOVIA PR 475 KM 33,3, S/N BARRACÃO 01 PARQUE INDUSTRIAL II
SÃO JORGE D’OESTE – PR

Todos os direitos reservados.