O que será que tem dentro de um extintor de incêndio? Vejamos: existe um tipo específico de extintor para cada tipo de incêndio, certo? Dessa maneira, agem sobre os fatores que constituem o fogo — calor excessivo, material combustível ou substância comburente.
Nos últimos dois casos acima, a extinção da chama acontece com o abafamento do fogo, assim, ele não é alimentado pelo oxigênio presente no ar. O funcionamento dos extintores se dá, praticamente, da mesma maneira.
Contudo, você sabe o que tem dentro de um extintor de incêndio? Entenda mais!
Confira quais são os tipos de extintores de incêndio
[table id=2 /]
Veja como funciona o extintor de incêndio
Os extintores têm uma trava com um lacre, que deve ser removido antes da sua utilização. É necessário retirar a trava para romper o lacre e acionar a válvula e apontar a mangueira para o fogo.
Quando a válvula é pressionada, ela movimenta para baixo uma haste de ativação, que faz com que seja aberto um tubo de gás comprimido(normalmente nitrogênio, com exceção do extintor de CO2). Sendo assim, o gás liberado expande, pressionando o agente extintor. Depois disso, ele é forçado a passar pelo sifão e sair pela mangueira.
Normalmente esse jato varia entre 8 e 50 segundos, dependendo de sua capacidade. Vale ressaltar que é interessante que a pessoa que vá utilizar o extintor, agite o conjunto da mangueira de um lado para o outro — isso abrange a extensão da área afetada pelo incêndio.
Entenda qual é a importância da manutenção do extintor
Conte para nós: no prédio que você mora, são realizadas as manutenções dos extintores? Questionamos isso porque muitas pessoas pensam que basta comprar os extintores, espalhá-los pelo prédio (seguindo as orientações do Corpo de Bombeiros e normas vigentes) e pensam que estão protegidos. Entretanto, a realidade não é bem essa! Eles precisam de uma manutenção e inspeção constante.
Para saber se ele está (ou não) dentro de acordo com o as especificações exigem, basta conferir o manômetro (indicador de pressão, também conhecido como “reloginho”). Quando o ponteiro está verde, a pressão interna está correta e o extintor pode ser utilizado de forma eficaz e respeitar o prazo descrito no extintor. Caso seja um extintor que já tenha sido manutenido terá que verificar a sua etiqueta de garantia. Nela consta as informações da empresa de Manutenção, número do cilindro, validade da manutenção e validade da manutenção do cilindro..
Em regras gerais, segundo a ABNT NBR 12962, é preciso realizar uma inspeção a cada:
- 6 meses: para extintores com carga de gás carbônico e cilindros para o gás expelente; e
- 12 meses: para os demais extintores.
Ainda de acordo com a norma acima, devem ser realizadas inspeções e manutenções, sendo:
Inspeção
“Exame periódico, efetuado por pessoal habilitado, que se realiza no extintor de incêndio, com a finalidade de verificar se este permanece em condições originais de operação”.
Manutenção
“Serviço efetuado no extintor de incêndio, com a finalidade de manter suas condições originais de operação, após sua utilização ou quando requerido por uma inspeção”.
Vale ressaltar que é necessário contratar uma empresa especializada para realizar a manutenção e a inspeção nos extintores.
Gostou de aprender mais sobre o que tem dentro de um extintor de incêndio? Fique de olho no nosso blog que terão muito mais conteúdos interessantes como esse.
0 comentários